Como fazer bolinho de chuva: aprenda o passo a passo

ANÚNCIO

Existem algumas receitas caseiras que nos remetem a momentos específico em nossas vidas. Nossa memória gustativa pode fazer com que a gente ame ou odeie alguns alimentos. O bolinho de chuva é uma receita tradicional que geralmente tem um lugar especial na vida dos brasileiros.

Com poucos ingredientes, o bolinho agrada pessoas de diversas idades. As crianças e os adultos amam comer essa delícia no lanche da tarde e até mesmo no café da manhã, porém algumas pessoas ainda não sabem como fazer. 

ANÚNCIO

A receita tradicional é bem simples e rápida, mas é necessário lembrar que o bolinho de chuva é frito no óleo quente, então não é recomendado que crianças tentem fazer. Caso você esteja fazendo alguma dieta restritiva, já existem adaptações dessa delícia para você também.

Como fazer bolinho de chuva: aprenda o passo a passo
Foto: (reprodução/internet)

Se você quer aprender a fazer o bolinho de chuva fique por aqui. Além da receita tradicional, separamos a opção vegana e fit com vídeos que podem te auxiliar na hora de executar a receita na sua cozinha. 

Bolinho de chuva vegano

A opção vegana é perfeita para as pessoas que não comem nada de origem animal. Logo, quem tiver intolerância a lactose também poderá usar essa opção. Veja quais serão os ingredientes necessários:

ANÚNCIO
  • 1 xícara e meia de farinha de trigo branca;
  • Meia xícara de açúcar;
  • 1 colher de sopa de linhaça;
  • Leite de coco – 200 ml;
  • 1 colher de sopa de fermento;
  • Óleo para fritar os bolinhos;
  • Canela em pó e açúcar refinado para passar por fora do bolinho.

Modo de preparo

Agora que você já separou todos os ingredientes, vamos para a parte mais importante. Para fazer o bolinho, basta misturar em uma vasilha a farinha de trigo, o açúcar, o leite de coco, o fermento e a colher de linhaça até ficar homogêneo. 

Depois, em uma panela coloque 3 xícaras de óleo e deixe ficar bem quente. Com a ajuda de duas colheres, faça uma bolinha e coloque a massa dentro do óleo quente com muito cuidado. Depois que eles estiverem dourados, é só tirar e passar no açúcar com a canela. 

Bolinho de chuva tradicional

Agora vamos falar do bolinho tradicional. Se você quer fazer aquela receita que comia na casa da sua avó quando criança, esse é o momento de pegar o papel para anotar os ingredientes, que são:

  • 1 ovo;
  • Meia xícara de leite integral;
  • Meia xícara de açúcar branco;
  • 1 xícara e meia de farinha de trigo;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • Açúcar refinado e canela a gosto.

Modo de fazer com vídeo de exemplo

Depois que já tiver separado esses ingredientes, em uma vasilha misture o ovo com o leite e o açúcar até que fique bem homogêneo. Depois, acrescente a farinha de trigo aos poucos para que ela consiga incorporar bem na receita.

Quando estiver tudo bem misturado, coloque 1 xícara de óleo para esquentar na panela e com a ajuda de 2 colheres vá colocando a massa para fritar dentro da panela. Retire quando estiver bem douradinho e deixe escorrer um pouco da gordura em um papel toalha. 

Separamos um vídeo bem curto e objetivo para que você entenda na prática como é simples preparar um bolinho de chuva em casa. 

Bolinho de chuva fit 

Sabemos que alguns ingredientes não fazem muito bem para o nosso organismo. Mas, se substituirmos por ingredientes mais saudáveis talvez o bolinho de chuva não seja tão calórico assim, certo? 

Essa receita ainda não é recomendada para comer todo dia já que ainda será frito. Porém, ela pode ser menos prejudicial do que o bolinho de chuva tradicional. Veja o passo a passo neste link e entenda como também será uma opção simples e barata.

ANÚNCIO