Curiosidades sobre Urano que certamente você ainda não viu

É o sétimo planeta mais distante do Sol, mas quão grande é Urano?

Os gigantes de gelo

É uma pergunta que todos nós fazemos, muitas vezes enquanto tentamos não sorrir, mas a resposta séria é que Urano é realmente maior do que você imagina.

Na verdade, Urano é quatro vezes maior que o Planeta Terra.

Curiosidades sobre Urano que certamente você ainda não viu
Foto:(reprodução/internet)

Urano e Netuno diferem de outros planetas em nosso sistema solar porque são classificados como gigantes de gelo, sendo o primeiro considerado o maior dos dois (sim, você pode dizer que Urano é maior do que Netuno). Deixe a cientista planetária Amy Simon lhe contar mais.

A atmosfera mais fria do sistema solar

“Urano e Netuno são realmente únicos em nosso sistema solar. Eles são planetas muito diferentes dos outros que pensamos”, disse ela no podcast Gravity Assist da NASA.

“Parte da razão pela qual os chamamos de gigantes do gelo é porque eles realmente têm muito gelo de água. Então, enquanto alguns dos outros planetas gigantes gasosos são principalmente hidrogênio e hélio, eles são predominantemente água e outros gelos”.

Curiosidades sobre Urano que certamente você ainda não viu
Foto:(reprodução/internet)

Coisas interessantes – embora os gelos na atmosfera de Urano signifiquem que tem a atmosfera planetária mais fria do sistema solar. Portanto, conclua se você estiver planejando visitar.

Quatro vezes o tamanho da Terra

Mas e quanto ao tamanho de Urano? Bem, de acordo com o site espacial da NASA: “Se a Terra fosse uma grande maçã, Urano seria do tamanho de uma bola de basquete”.

Em outras palavras, tem aproximadamente quatro vezes o tamanho da Terra, ou para ser mais preciso: o raio médio de Urano é de 25.362 quilômetros. Não tente medir isso em sua cozinha.

Curiosidades sobre Urano que certamente você ainda não viu
Foto:(reprodução/internet)

Leia também: Possíveis sinais de vida alienígena encontrados em Vênus

Mas é o seguinte sobre Urano: como muitos outros corpos no sistema solar, o fato de ele girar significa que ele cria uma ligeira protuberância em torno de seu centro.

Não há uma superfície sólida

Em seus polos (superior e inferior), o planeta tem um raio de 24.973 km, mas no equador, ele se expande para 25.559 km. Isso lhe dá uma forma conhecida como esferoide achatado’, um factoide que certamente fará de você o vencedor de um questionário sobre o Zoom em breve.

Na verdade, se você desse um passeio ao redor do equador de Urano – o que seria difícil, já que não tem uma superfície sólida – você viajaria 159.354 km.

Então agora você sabe sobre a distância física, que tal seu peso físico?

Seu peso é inimaginavelmente grande

Bem, Urano pode ser quatro vezes maior que a Terra em diâmetro, mas seu peso é ainda muito maior – cerca de 14,5 vezes mais pesado, na verdade.

O número é inimaginável para nossas mentes, mas para dar uma cifra, seu peso é pouco menos de um trilhão de trilhões de quilos – 86 septilhões para ser preciso.

Basicamente, Urano é mais pesado que o Planeta Terra.

Os invisíveis anéis

Uma última coisa que você pode não saber sobre Urano é que ele tem anéis! Embora tradicionalmente pensemos em Saturno quando imaginamos planetas em nosso sistema solar que têm anéis circulando então, Urano também tem alguns.

Curiosidades sobre Urano que certamente você ainda não viu
Foto:(reprodução/internet)

Os anéis ao redor de Urano são feitos de minúsculas partículas escuras menores que um metro. Apenas dois dos 13 anéis têm mais de 9,5 quilômetros de diâmetro.

Mas eles ainda contam!

Traduzido e adaptado por equipe Jovem Online
Fonte: Ladbible