Os cientistas descobriram que existe uma chance de vida alienígena viver nas nuvens acima de Vênus.
Atmosfera quase completamente hostil
O planeta – que é nosso vizinho no sistema solar – é um dos lugares mais improváveis devido à sua atmosfera ser quase inteiramente feita de dióxido de carbono (CO2), que é tóxico para humanos e animais.
Além disso, é muito quente ser o segundo planeta mais próximo do Sol – com uma temperatura estimada em cerca de 465 graus Celsius.
Mas, de acordo com a BBC, os pesquisadores descobriram outro gás que pode ser encontrado 50 km acima da superfície do planeta e que eles não conseguem explicar. É um gás chamado fosfina.
Descoberta por acaso
Isso deixou os cientistas perplexos depois que a professora Jane Greaves e sua equipe da Cardiff University foram os primeiros a encontrar fosfina usando um grande telescópio no Havaí.
Leia também: Cientistas buscaram por vida alienígena em 10 milhões de sistemas solares
O professor Greaves disse: “Este foi um experimento feito por pura curiosidade, na verdade – aproveitando a poderosa tecnologia do JCMT [James Clerk Maxwell Telescope] e pensando em instrumentos futuros”.
“Achei que poderíamos simplesmente descartar cenários extremos, como nuvens sendo recheadas de organismos. Quando obtivemos os primeiros indícios de fosfina no espectro de Vênus, foi um choque!“
A vida extraterrestre pode ser mais comum do que imaginamos
“No final, descobrimos que ambos os observatórios tinham visto a mesma coisa – absorção fraca no comprimento de onda certo para o gás fosfina, onde as moléculas são iluminadas pelas nuvens mais quentes abaixo”, acrescentou Greaves.
O Dr. Lewis Dartnell, um astrobiólogo da Universidade de Westminster, acrescentou: “Se a vida pode sobreviver nas camadas superiores das nuvens de Vênus – isso é muito esclarecedor, porque significa que talvez a vida seja muito comum em nossa galáxia como um todo”.
“Talvez a vida não não precisa de planetas muito parecidos com a Terra e pode sobreviver em outros planetas como Vênus, terrivelmente quentes, através da Via Láctea”.
Traduzido e adaptado por equipe Jovem Online
Fonte: Ladbible