Possíveis sinais de vida alienígena encontrados em Vênus

Os cientistas descobriram que existe uma chance de vida alienígena viver nas nuvens acima de Vênus.

Atmosfera quase completamente hostil

O planeta – que é nosso vizinho no sistema solar – é um dos lugares mais improváveis ​​devido à sua atmosfera ser quase inteiramente feita de dióxido de carbono (CO2), que é tóxico para humanos e animais.

Além disso, é muito quente ser o segundo planeta mais próximo do Sol – com uma temperatura estimada em cerca de 465 graus Celsius.

Foto:(reprodução/internet)

Mas, de acordo com a BBC, os pesquisadores descobriram outro gás que pode ser encontrado 50 km acima da superfície do planeta e que eles não conseguem explicar. É um gás chamado fosfina.

Foto:(reprodução/internet)
Foto:(reprodução/internet)

Descoberta por acaso

Isso deixou os cientistas perplexos depois que a professora Jane Greaves e sua equipe da Cardiff University foram os primeiros a encontrar fosfina usando um grande telescópio no Havaí.

Foto:(reprodução/internet)

Leia também: Cientistas buscaram por vida alienígena em 10 milhões de sistemas solares

O professor Greaves disse: “Este foi um experimento feito por pura curiosidade, na verdade – aproveitando a poderosa tecnologia do JCMT [James Clerk Maxwell Telescope] e pensando em instrumentos futuros”.

Foto:(reprodução/internet)

“Achei que poderíamos simplesmente descartar cenários extremos, como nuvens sendo recheadas de organismos. Quando obtivemos os primeiros indícios de fosfina no espectro de Vênus, foi um choque!

A vida extraterrestre pode ser mais comum do que imaginamos

“No final, descobrimos que ambos os observatórios tinham visto a mesma coisa – absorção fraca no comprimento de onda certo para o gás fosfina, onde as moléculas são iluminadas pelas nuvens mais quentes abaixo”, acrescentou Greaves.

Foto:(reprodução/internet)

O Dr. Lewis Dartnell, um astrobiólogo da Universidade de Westminster, acrescentou: “Se a vida pode sobreviver nas camadas superiores das nuvens de Vênus – isso é muito esclarecedor, porque significa que talvez a vida seja muito comum em nossa galáxia como um todo”.

“Talvez a vida não não precisa de planetas muito parecidos com a Terra e pode sobreviver em outros planetas como Vênus, terrivelmente quentes, através da Via Láctea”.

Foto:(reprodução/internet)

Traduzido e adaptado por equipe Jovem Online

Fonte: Ladbible