Cientistas alertam que asteroide pode atingir a Terra em 2068

Apesar de passar pela Terra com segurança esta noite, um grande asteroide pode colidir com nosso planeta em 2068, de acordo com especialistas.

A 16 milhões de quilômetros da Terra

A rocha espacial, que é chamada de Apophis – em homenagem ao deus egípcio do caos – tem 1.115 pés (340 metros) de largura e fará sua aproximação mais próxima por volta da 01h15 de 6 de março.

Mesmo no seu estado mais próximo, o asteroide ainda estará a cerca de 16 milhões de quilômetros de distância enquanto passa nas primeiras horas.

Foto:(reprodução/internet)

Para quem ainda está se preocupando com a chance de colisão – ele passará voando a cerca de 43 vezes a distância do nosso planeta até a lua … nós achamos que você concordará que este não é exatamente o território do Armagedom ainda, felizmente.

880 milhões de toneladas de TNT

Com isso, é provavelmente melhor deixar o pânico até 2068. Foi sugerido que se o Apophis colidisse em 47 anos, o impacto seria equivalente a 880 milhões de toneladas de trinitrotolueno (TNT) explodindo de uma vez.

A passagem do asteroide durante a noite dará aos cientistas um pouco mais de informação para brincar quando se trata de prever seus movimentos no futuro.

Foto:(reprodução/internet)

O especialista em defesa planetária Vishnu Reddy disse ao Space: “O objetivo é basicamente disputar todos os cientistas de todo o mundo, uma espécie de coalizão de vontades”.

Uma oportunidade incrível para a ciência

“Aí entramos nessa campanha de meses, tentando observar esse objeto”.

Leia também: Centenas de meteoritos avaliados em milhares de reais caem em cidade pernambucana

Em 2009, Marina Brozović da NASA JPL disse ao MailOnline: “A aproximação do Apophis em 2029 será uma oportunidade incrível para a ciência”.

Foto:(reprodução/internet)

O impacto em 2029 é descartado

“Vamos observar o asteroide com telescópios ópticos e de radar”.

“Com observações de radar, podemos ser capazes de ver detalhes da superfície com apenas alguns metros de tamanho”.

Foto:(reprodução/internet)

Os cientistas inicialmente temiam que atingisse a Terra naquele ano graças aos cálculos iniciais, mas a NASA, felizmente, desde então descartou a possibilidade de um “impacto em 2029”.

Asteroide Potencialmente Perigoso

O asteroide ‘próximo à Terra’ foi descoberto pela primeira vez em 2004 pelos astrônomos Roy Tucker, David Tholen e Fabrizio Bernardi no Observatório Nacional Kitt Peak em Tucson, Arizona.

Foto:(reprodução/internet)

Tem o tamanho aproximado de três campos de futebol e foi classificado como um ‘Asteroide Potencialmente Perigoso’ pelo Centro de Planeta Menor da União Astronômica Internacional.

Os especialistas do complexo de comunicações Goldstone Deep Space da NASA na Califórnia têm observado o asteroide desde 3 de março, e continuarão observando até 14 de março.

Foto:(reprodução/internet)

Traduzido e adaptado por equipe Jovem Online
Fonte: Ladbible