Erro médico faz pelos crescerem no corpo inteiro de crianças na Espanha

Cerca de 20 crianças que receberam restaurador capilar em vez de remédio para tratar uma dor de barriga começaram a crescer cabelos grandes por todo o corpo.

Medicação ministrada de forma equivocada

Estas fotos mostram a pele coberta de pelos de crianças pequenas, que vivem na cidade de Torrelavega, na região de Cantábria, no norte da Espanha.

As autoridades locais admitiram que um grupo de crianças recebeu por engano minoxidil, um medicamento para crescimento de cabelo, em vez de omeprazol – um tratamento para o refluxo gástrico.

Erro médico faz pelos crescerem no corpo inteiro de crianças na Espanha
Foto:(reprodução/internet)

Dois anos após o erro médico, alguns dos afetados ainda estão com pelos crescendo em todo o corpo.

Dezenas de crianças foram prejudicadas

Furiosos, os pais das crianças revelaram publicamente o bizarro desenvolvimento, e mais tarde foi confirmado que 20 crianças foram afetadas na Andaluzia e na Comunidade Valenciana – o que levou a uma investigação semelhante sob a suspeita de que o mesmo erro possa ter sido cometido lá.

Segundo dados do Ministério da Saúde, autoridades descobriram no final de julho do ano passado que o engano havia sido constatado quando um grupo de famílias, representado pelo advogado Javier Diaz Aparicio, apresentou queixa.

Erro médico faz pelos crescerem no corpo inteiro de crianças na Espanha
Foto:(reprodução/internet)

As famílias entraram com ações civis e criminais contra um laboratório e várias empresas de importação e distribuição do medicamento para a fabricação, distribuição e venda, bem como contra duas farmácias da Cantábria, que foram posteriormente inocentadas pelo juiz.

Leia também: Robôs são usados para atendimento ao coronavírus em hospitais lotados

Famílias querem ser indenizadas

Os menores afetados que tomaram minoxidil desenvolveram hipertricose, o aparecimento de excesso de pelos no corpo.

As famílias de algumas crianças reclamaram que, apesar do tratamento, os cabelos continuam crescendo e exigem indenizações.

Em 2019, os pais ficaram ‘surpresos com o aparecimento de pelos nos bebês, especialmente na região facial’, então levaram seus filhos ao médico para descobrir o que havia de errado.

Erro médico faz pelos crescerem no corpo inteiro de crianças na Espanha
Foto:(reprodução/internet)

Governo toma medidas

A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde já removeu vários lotes do medicamento de circulação, enquanto tenta chegar ao fundo da questão.

O lote de medicamentos – da Farma-Química Sur com a numeração 11072/10/42 – agora foi dito ter sido em sua maioria recuperado, com os últimos pacotes ausentes sendo rastreados.

Os medicamentos são produzidos na Índia e enviados para o país. Imagina-se que foram vendidos em 22 farmácias na região de Granada.

Traduzido e adaptado por equipe Jovem Online
Fonte: Ladbible