Um novo motor a jato hipersônico da China pode voar a 16 vezes a velocidade do som, chegando a qualquer lugar do mundo em duas horas, de acordo com fontes em Pequim.
Cruzar o mundo em menos de duas horas
O protótipo do motor Soramjet foi testado com sucesso em um túnel de vento chinês, afirmam os relatórios.
Se o motor fosse aumentado e colocado com segurança em aeronaves comerciais, isso poderia significar que os aviões poderiam viajar para qualquer parte do mundo em menos de duas horas.
Pequim liderou o projeto e disse que o motor poderia até mesmo ser usado para alimentar aviões que decolam normalmente, depois entram em órbita antes de reentrar na atmosfera do planeta para pousar em um aeroporto.
Valores teóricos
Claro – esses dispositivos também podem ser usados como armas militares.
Conforme relatado pelo South China Morning Post, os testes foram realizados no túnel de choque JF-12 e foram realizados com até nove vezes a velocidade do som – conhecido no mundo da ciência como Mach 9. Isso equivale a 11.112 Km/h.
Os dados foram extrapolados e, sem quaisquer complicações externas, poderiam teoricamente viajar a Mach 16. No entanto, nenhum laboratório na terra é ainda capaz de criar condições que possam testar se realmente funcionaria nessa velocidade.
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Acadêmico chinês explica tecnologia
Um artigo científico revisado por pares foi publicado por Jiang Zonglin – um professor da Academia Chinesa de Ciências. Ele revelou a tecnologia por trás de como eles chegaram a tais velocidades e envolveu uma abordagem diferente.
A velocidade hipersônica é diferente dos motores turbo-jato vistos nos aviões atuais, pois não possuem peças móveis.
Em vez disso, usam sua velocidade para comprimir o ar à sua frente, que então acende o combustível. Isso é chamado de ‘propulsão’.
Situação ainda não factível
Mas – esses motores não foram testados em nenhuma configuração do mundo real e ainda estão em estágio de teste.
Um dos principais problemas seria que as ondas de choque dessa compressão de ar – o que cria um estrondo sônico – apagariam as chamas. Isso os impediria de ir acima de Mach 7.
A nova pesquisa está trabalhando em um motor que possui apenas uma entrada de ar de estágio único. Isso significa que o ar é direcionado para uma câmara de combustão, onde inflama o combustível hidrogênio a bordo.
Traduzido e adaptado por equipe Jovem Online
Fonte: Ladbible