Um protótipo do avião Flying-V completou um voo de teste.
Universidade e empresa de aviação unem esforços
A nova aeronave é baseada na guitarra Gibson de mesmo nome e, graças a uma forma aerodinâmica aprimorada e peso reduzido, pode reduzir o consumo de combustível em 20 por cento em comparação com uma aeronave convencional.
O conceito foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Delft Technology University na Holanda e está sendo apoiado financeiramente pela companhia aérea holandesa KLM.
Planos para um voo de teste estão em andamento há algum tempo e agora um modelo foi finalmente enviado aos céus pela primeira vez, para ver como reage com os elementos.
O sucesso do voo teste
O voo de teste foi realizado no mês passado em um aeroporto na Alemanha, por meio de um controle remoto em solo – e foi um grande sucesso.
No vídeo, Malcolm Brown, engenheiro-chefe da TU Delft para o programa de testes do Flying-V, diz: “Foram dois anos de trabalho intenso e estressante para chegar a este momento”.
“E depois ter a confirmação de que voa, todo aquele trabalho duro … valeu a pena dedicar todas as horas, certificando-se de que tudo está correto e construído com precisão. E vale a pena”.
Um pequeno detalhe
“Acho que estamos todos felizes por termos tido sucesso e alcançado o objetivo de voar no Flying-V“.
Agora, nem tudo correu bem para o teste. A equipe de engenheiros afirmou que embora o voo tenha corrido bem, a aterrissagem não correu de acordo com o planeado.
Em resposta a um comentário no YouTube, um porta-voz da KLM disse que os reparos estavam sendo feitos antes de testes futuros.
Erro completamente aceitável
Eles disseram: “O modelo Flying-V teve uma aterrissagem um tanto difícil e a roda do nariz foi danificada”.
“Isso ocorreu devido a uma rajada de vento e à resposta do piloto a isso”.
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“Esta é uma prática comum com voos de teste de modelo em escala (estima-se que uma em cada duas aeronaves em escala seja danificada dessa forma). O modelo agora está sendo reparado e preparado para voos de teste subsequentes”.
Apesar do pouso acidentado, as coisas certamente estão melhorando para o Flying-V.
Aviação sustentável
Em declarações à CNN no ano passado, o líder do projeto Roelof Vos disse que sua equipe estava procurando uma maneira de melhorar os problemas ambientais que enfrentamos atualmente.
Ele disse ao canal: “A indústria ainda está crescendo, então realmente precisamos olhar para aviões mais sustentáveis. Não podemos simplesmente eletrificar toda a frota, pois os aviões eletrificados ficam muito pesados e você não pode levar pessoas através do Atlântico com aviões elétricos – não agora, não em 30 anos”.
“Portanto, temos que criar novas tecnologias que reduzam o consumo de combustível de uma maneira diferente. Temos pilotado esses aviões de tubo e asa por décadas, mas parece que a configuração está atingindo um patamar em termos de eficiência energética”.
Traduzido e adaptado por equipe Jovem Online
Fonte: Ladbible