É verdade que atores e atrizes precisam ficar pelados na faculdade de artes cênicas? :o

Foto:(Divulgação - Satyros)
Cada vez mais é possível observar, não só no teatro, mas em muitas outras formas de arte, inclusive em filmes, séries e novelas (de forma cada vez mais constante) que a nudez é trabalhada como parte de um contexto capaz de envolver a trama e ao mesmo tempo criar uma reação diferente no público (espectador).

A nudez, de modo geral, é definida como condição de estado pessoal em que, parcial ou totalmente, encontra-se uma pessoa sem cobertura de roupas.

O teatro, que é um divisor de águas que sempre fez "chocar" o público com inovação e ousadia, precisa continuar inovando sempre, para não ficar "para trás", já que a televisão e o cinema estão mais ousados do que eram e estão cada vez mais próximos daquilo que só o teatro fazia. Os artistas de teatro, que sempre foram conceituados por fazer arte de forma séria, precisam se manter assim, para que as máquinas de mídia não ultrapassem e revolucionem as raízes do teatro. O teatro precisa continuar inovando, precisa ser cada vez mais ousado.

O conceito de nudez pode relacionar-se com a vergonha, embora tenha independência com o sentimento. Também pode resultar numa sugestão sexual ou na simples naturalidade humana, depende essencialmente de localização espacial, temporal e cultural.

Culturalmente, é possível observar que tal concepção varia de cada "povo", de cada lugar ou de cada forma de cultura. O conceito para índios, naturistas ou outros ramos culturais pode variar.

Na arte não é diferente, até porque, arte em sua essência é uma das mais valiosas formas de cultura da humanidade. Ao tratar a arte de forma mais abrangente, observa-se que há uma convergência cultural entre aquilo que de fato é e aquilo que a arte propõe. A arte em sua essência não é apenas reprodução daquilo que existe, vai além disso, cria algo novo. Daí porque a necessidade de fazer com que a arte não só transforme, mas também crie novos horizontes e novas perspectivas. Sempre que a arte busca um conceito novo, ela segue um caminho de transformação ideal e nos parece o caminho correto. Toda transformação exige mudança, assim como todo acerto pode ser precedido pelo erro.

Não só na faculdade de artes cênicas, mas em qualquer lugar onde se proponha fazer arte de forma séria, as possibilidades serão sempre amplas. O mais importante é que o artista tenha consciência de sua condição enquanto tal. Muitas vezes a consciência vem com o tempo. Cada vez mais o artista vai percebendo que novos conceitos podem ser criados. O principal é que o artista saiba  o "tamanho" que a arte tem, aí verá que da mesma forma que um médico faz respiração boca a boca para salvar uma vida, uma cena de beijo também pode simbolizar tamanha transformação.

A melhor dica é: faça arte, estude, pesquise e faça o que o teatro propõe: veja as coisas com um outro olhar.

Para ficar por dentro de outras dicas sobre arte, curta a página do Jovem Online no Facebook Clique aqui para curtir.

Assuntos Relacionados:

Como fazer o cadastro na Globo
Como fazer o cadastro na Record
Como fazer o cadastro no SBT
Como tirar o DRT
Lista de produtoras para cadastro
Como ganhar dinheiro no YouTube
Você na Malhação
8 maneiras de ser ator/atriz da Globo
Seleção de Atores/Atrizes/Figurantes
5 dicas para se dar bem em um teste
Cadastro de Menores na Globo
É verdade que atores e atrizes precisam ficar pelados na faculdade de artes cênicas? :o Revisada por Nelson Gazolla em 12:22 Avaliação: 5
Todos os direitos reservados Jovem Online © 2015

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.