Especialistas em animais alertaram que pode haver uma “grande crise de bem-estar canino” depois que o número de filhotes vendidos online disparou no ano passado.
Uma tendência preocupante
O Pets4Homes, que é um dos maiores mercados de animais do país, afirmou que houve um aumento de 51% na demanda por filhotes, com 466.601 cães anunciados no site desde o início da pandemia de Covid – um aumento de 131%.
De acordo com dados divulgados pela RSPCA, a instituição de caridade respondeu a 5.955 relatos de cães abandonados desde o início da pandemia.
Em declarações à Sky News, Rory Cowlam, veterinária e embaixadora da RSPCA, disse que é uma tendência preocupante.
De melhor amigo à um mero capricho
Ele disse ao site: “Abandonos acontecem porque as pessoas têm cachorros por capricho”.
“Eles vêm adiando a compra de um cachorro há anos e anos, de repente estão de licença ou estão cada vez mais em casa e acham que agora é a hora certa para comprar um cachorro.”
Esses comentários foram ecoados pela colega do Sr. Cowlam, Dra. Samantha Gaines, especialista em bem-estar canino da instituição de caridade.
O pior ainda está por vir
Ela incentivou as pessoas a pensar duas vezes antes de comprar um cachorro.
Ela disse à Sky News: “Provavelmente ainda não vimos o pior por vir. Estamos agora no terceiro confinamento na Inglaterra e as pessoas ainda estão em casa com seus filhotes que compraram no ano passado, algumas pessoas estarão pensando em conseguir filhotes agora”.
“Se alguém neste momento está pensando em comprar um cachorro ou filhote porque está em casa, recomendamos que as pessoas tenham muito cuidado e façam suas pesquisas”.
A falta de regulamentação traz riscos
Acrescentando: “Esperamos ver uma grande crise no bem-estar dos cães este ano”.
Ira Moss, co-fundador da All Dogs Matter, também disse à Sky News que vendedores ‘inescrupulosos’ estão ganhando milhares de libras.
Criticando a falta de regulamentos em torno disso, ela disse: “Eles estão sendo multi-vendidos, então um cachorro pode movimentar, pode transacionar de £ 5.000 a £ 10.000 se for vendido três vezes. Tornou-se uma mercadoria, um cachorro”.
Abandono de animais
No ano passado, um cachorrinho cego encontrou um novo lar a tempo de seu primeiro Natal depois de ser abandonado sozinho no Hyde Park.
Quando ele chegou ao centro de realocação de Battersea, a equipe veterinária especializada percebeu que o Rottweiler de três meses estava completamente cego – o que pode ser o motivo de ele ter sido abandonado no parque.
Felizmente, apesar de ter um começo difícil em sua curta vida, ele agora encontrou um lar feliz no sudeste de Londres com a nova dona Suzanne e agora vai passar seu primeiro Natal cercado por uma família amorosa.
Traduzido e adaptado por equipe Jovem Online
Fonte: Ladbible