Especialistas em animais alertam sobre crise na adoção de cachorros

Especialistas em animais alertaram que pode haver uma “grande crise de bem-estar canino” depois que o número de filhotes vendidos online disparou no ano passado.

Uma tendência preocupante

O Pets4Homes, que é um dos maiores mercados de animais do país, afirmou que houve um aumento de 51% na demanda por filhotes, com 466.601 cães anunciados no site desde o início da pandemia de Covid – um aumento de 131%.

De acordo com dados divulgados pela RSPCA, a instituição de caridade respondeu a 5.955 relatos de cães abandonados desde o início da pandemia.

Foto:(reprodução/internet)

Em declarações à Sky News, Rory Cowlam, veterinária e embaixadora da RSPCA, disse que é uma tendência preocupante.

De melhor amigo à um mero capricho

Ele disse ao site: “Abandonos acontecem porque as pessoas têm cachorros por capricho”.

“Eles vêm adiando a compra de um cachorro há anos e anos, de repente estão de licença ou estão cada vez mais em casa e acham que agora é a hora certa para comprar um cachorro.”

Esses comentários foram ecoados pela colega do Sr. Cowlam, Dra. Samantha Gaines, especialista em bem-estar canino da instituição de caridade.

Foto:(reprodução/internet)

O pior ainda está por vir

Ela incentivou as pessoas a pensar duas vezes antes de comprar um cachorro.

Ela disse à Sky News: “Provavelmente ainda não vimos o pior por vir. Estamos agora no terceiro confinamento na Inglaterra e as pessoas ainda estão em casa com seus filhotes que compraram no ano passado, algumas pessoas estarão pensando em conseguir filhotes agora”.

Foto:(reprodução/internet)

“Se alguém neste momento está pensando em comprar um cachorro ou filhote porque está em casa, recomendamos que as pessoas tenham muito cuidado e façam suas pesquisas”.

A falta de regulamentação traz riscos

Acrescentando: “Esperamos ver uma grande crise no bem-estar dos cães este ano”.

Ira Moss, co-fundador da All Dogs Matter, também disse à Sky News que vendedores ‘inescrupulosos’ estão ganhando milhares de libras.

Foto:(reprodução/internet)

Criticando a falta de regulamentos em torno disso, ela disse: “Eles estão sendo multi-vendidos, então um cachorro pode movimentar, pode transacionar de £ 5.000 a £ 10.000 se for vendido três vezes. Tornou-se uma mercadoria, um cachorro”.

Abandono de animais

No ano passado, um cachorrinho cego encontrou um novo lar a tempo de seu primeiro Natal depois de ser abandonado sozinho no Hyde Park.

Foto:(reprodução/internet)

Quando ele chegou ao centro de realocação de Battersea, a equipe veterinária especializada percebeu que o Rottweiler de três meses estava completamente cego – o que pode ser o motivo de ele ter sido abandonado no parque.

Felizmente, apesar de ter um começo difícil em sua curta vida, ele agora encontrou um lar feliz no sudeste de Londres com a nova dona Suzanne e agora vai passar seu primeiro Natal cercado por uma família amorosa.

Foto:(reprodução/internet)

Traduzido e adaptado por equipe Jovem Online
Fonte: Ladbible