Design X Designer – Qual a diferença?

Como as palavras são muito parecidas, podem surgir algumas dúvidas sobre o real significado delas, mesmo quem é da área, acaba se confundindo e utilizando o termo de forma incorreta.

ANÚNCIO
Design X Designer - Qual a diferença?
Imagem: Freepik.com

É comum associar as duas palavras como se ambas tivessem os mesmos significados, as pessoas costumam fazer isso, inclusive em relação a outros idiomas semelhantes ao português, como por exemplo, o espanhol.

No entanto, principalmente para os profissionais que atuam nessa área, é muito importante saber a forma correta de utilizá-las. Por isso, se você está com dúvidas em relação a isso, acompanhe as dicas a seguir, para não cometer mais este erro!

A diferença de Design e Designer!

Primeiramente, para sabermos a diferença entre as duas palavras, precisamos saber o que é cada uma delas. O termo Design é definido como “projeto”, para a empresa atender as necessidades do consumidor, melhorando os aspectos funcionais, ergonômicos e visuais do produto. A importância de um bom design é se destacar em relação aos produtos dos concorrentes, para atrair um grande número de clientes.

Por outro lado, o termo designer, refere-se ao profissional que cria o projeto e é responsável por desenvolvê-lo da forma que o cliente preferir, enxergar os seus problemas, e sanar as suas necessidades. Esse profissional tem uma função para além do que as pessoas acreditam que seja, pois é necessário trabalhar com estratégias e não apenas com algo relacionado a estética.

Conheça os variados tipos de Design!

Design X Designer - Qual a diferença?
Imagem: pixabay.com

Design Visual: Mais conhecida como identidade visual, o design é o projeto que o profissional cria de uma forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviços. A partir do nome, muitas pessoas pensam que é apenas uma área visual, mas não é apenas isso. O profissional que atua nesta área, desenvolve planejamento, faz várias pesquisas, entende o real problema e a partir disso, cria soluções.

Web Design: É responsável por desenvolver projetos e desenhar websites, blogs, sistemas e aplicativos web, é função do profissional facilitar a interação entre o usuário e os projetos citados a cima.

Design Gráfico: O profissional desta área, cuida de projetos, comunicação visual, como as embalagens, logotipos, panfletos, cartazes, livros, revistas e até mesmo páginas na internet. A estética é bem valorizada pelos clientes que contratam esse tipo de serviço, mas a qualidade da comunicação, legibilidade e organização são fundamentais.

Design de Moda: É o profissional especializado em desenhos de roupas, estampas e acessórios. É muito importante que este profissional esteja antenado nas tendências para não ficar ultrapassado no mercado.

Pontos importantes para ser um bom Designer

Design X Designer - Qual a diferença?
Imagem: Freepik.com

Esta profissão está crescendo cada vez mais no mercado, devido à evolução da internet muitas pessoas estão se interessando pela área. Separamos algumas dicas para potencializar as suas chances de se destacar no mercado de trabalho.

Design
Imagem: pixabay.com

Saiba se relacionar

A boa relação com profissionais da área, ajuda bastante quem está começando, pois assim, é possível entender melhor os processos realizados por este profissional e ir se familiarizando com as tendencias da área.

Esteja antenado nas novidades

Como citado anteriormente é muito importante entender como funciona os processos realizados por este profissional, e para que isso ocorra de maneira eficiente, é preciso estar por dentro de todas as novidades. Estar antenado, certamente lhe tornará um profissional de destaque.

Busque conhecimento

Buscar conhecimento é muito importante, até mesmo para ser um profissional que está sempre inovando e lançando tendências. Ao invés de seguir os modelos tradicionais, você poderá se destacar lançando coisas novas.

Seja organizado(a)

No trabalho de designer, ser uma pessoa organizada é algo muito importante para que o profissional possa fazer um bom trabalho, e entregue todos os trabalhos dentro do prazo acordado com o cliente.

Saiba se comunicar

Não apenas na área de designer, mas também em diversas profissões, a comunicação é algo que pode ser essencial para você se destacar em uma vaga de emprego, principalmente por ser uma área bem dinâmica.

Conheça as ferramentas de sua profissão

Conhecer os softwares a serem utilizados em sua função é algo praticamente “obrigatório”

Seja criativo

Criatividade é uma das coisas mais importantes no trabalho de um designer. Saber elaborar estratégias criativas para a solução de problemas é essencial para surpreender seus clientes e se tornar um profissional requisitado no mercado de trabalho.

Não tenha muito apego ao seu projeto

Esse é um ponto crucial para as pessoas que trabalham com design, pois muitos acabam se apegando a projetos que executaram ou mesmo às ideias obtidas.

No entanto, quando falamos em relacionamento com pessoas diferentes, no caso com perfis diversificados de clientes, estamos sujeitos a opiniões variadas que podem afetar no que havia sido pensado e projetado. Por isso, lembre-se, sempre, de que o seu projeto “pertence” a outra pessoa que pode tentar modificá-lo por meio de ajustes.  Esteja aberto a isso!