Cuidado com o aplicativo Covid-19 Tracker: entenda mais

ANÚNCIO

Golpe do Coronavírus? Sim isso é possível. Depois que a doença infelizmente chegou ao Brasil, muitas pessoas querem acompanhar o número de casos e outras informações. Dentro desse contexto, têm surgido alguns aplicativos que prometem oferecer esse serviço. É aí que mora o perigo.

O app Covid-19 Tracker não é baixado através das lojas oficiais dos sistemas operacionais dos telefones, como Android e iOS. Muitas pessoas recebem o link do app pelo WhatsApp e, quando clicam no link, podem estar prejudicando o seus aparelhos. 

ANÚNCIO

Existe relato de pessoas que tiveram os seus aparelhos bloqueados e depois alguns golpistas entravam em contato, exigindo pagamento. O famoso cybercrime não respeita nenhuma circunstância. Por isso, nós vamos falar um pouquinho sobre como se livrar do golpe do Coronavírus. 

aplicativo
Fonte: reprodução/internet

Saiba mais sobre o aplicativo Covid-19 Tracker, entenda os perigos que o envolvem e veja como se proteger deste cybercrime. 

O que é um cybercrime?

cybercrimes são delitos cometidos por meio da rede online. Com o avanço do Coronavírus, as pessoas desejam estar informadas e muitos criminosos estão se aproveitando da situação para tentar aplicar golpes nas pessoas. 

ANÚNCIO

Para evitar ser vítima desse tipo de ação, é importante ficar atento e não clicar em tudo o que recebe nos aplicativos de conversas ou em redes sociais. Não permita que a desinformação e o temor pela doença faça com que você perca os cuidados com os seus dispositivos. 

Não instale o Covid-19 Tracker: veja como funciona o golpe

As pessoas desinformadas estão espalhando o link em aplicativos como o WhatsApp para que outros possam baixar um aplicativo que possui todas as atualizações a respeito do Coronavírus. 

Os usuários clicam no link e fazem o download do app. A partir daí, o celular é bloqueado e os golpistas exigem um pagamento para fazer o desbloqueio do aparelho. Caso a vítima não pague, poderá ter o seu telefone inutilizado. 

Caso já tenha baixado esse aplicativo, ou se foi vítima de um golpe parecido, é importante informar a polícia para que eles possam estar fazendo o controle e possivelmente prender os responsáveis. 

Quais são os cuidados para evitar esse golpe?

Busque fugir de aplicativos que não estejam disponíveis nas lojas virtuais do seu sistema operacional. Esse tipo de download não costuma ser seguro. Evite também clicar em links suspeitos recebidos no WhatsApp ou em outras redes.

Busque por informações sobre o Coronavírus em fontes seguras e oficiais. Os jornais estão trazendo atualizações durante todo o dia e alguns sites também trazem atualizações com frequência. Você pode acessar esses informações sem precisar colocar em risco os dados do seu aparelho celular. 

Existe um aplicativo seguro?

O aplicativo oficial do SUS para o acompanhamento das notícias a respeito do Coronavírus é o Coronavírus – SUS. Ele é gratuito e está disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS. 

O app tem diversos informativos sobre a doença, mapas com as unidades de saúde mais próximas da sua casa e notícias oficiais do Ministério da Saúde sobre o Coronavírus. Em caso de suspeita da doença, o usuário poderá conferir se os sintomas são compatíveis com os sintomas do Coronavírus através do app. 

ANÚNCIO