Dicas de como conquistar sua independência financeira

ANÚNCIO

A independência financeira é aquele momento da vida em que você não precisa mais se preocupar em ganhar dinheiro para pagar as contas básicas ou realizar os sonhos mais simples. É aquela pessoa que tem rendimentos que comportam todas as despesas.

Isso parece um sonho, né? No entanto, saiba que com um planejamento e algumas ações a longo prazo, isso pode se tornar possível. Quem alcança isso, consequentemente tem menos estresse e ansiedade e também consegue planejar de uma melhor maneira o futuro.

ANÚNCIO

Muitas pessoas pensam que ser independente financeiramente significa ser rico e que elas nunca vão alcançar tal objetivo. Saiba que isso não é verdade, existem alguns tipos de independência financeira e, com certeza, algum deles poderá se encaixar ao seu perfil. 

independencia
Fonte: reprodução/internet

Saiba mais sobre como conquistar sua independência financeira, fique longe dos mitos e saiba quais são as atitudes que você pode tomar para iniciar nessa jornada, hoje. 

Existem 4 tipos de independência financeira

O primeiro tipo é a independência a curto prazo. Sabe aquela pessoa que conseguiu ganhar algum dinheiro em um investimento, tempo de trabalho ou em um prêmio e não precisará se preocupar com trabalho por alguns meses? Essa independência é bacana, mas não é a ideal. 

ANÚNCIO

Muitos gastam todo o dinheiro quando se encontra nessa situação, e depois ficam apertados novamente precisando de dinheiro de qualquer maneira.

A segunda independência é a independência das contasVocê pode pagar tudo o que precisa e sempre sobra um dinheirinho no final do mês.

O terceiro tipo de independência financeira é a liberdade de emprego. Isso significa que ainda que você seja demitido hoje, não ficará preocupado porque possui uma segunda fonte de renda. Dessa maneira, poderá escolher onde quer trabalhar ou não. 

A última forma de independência financeira é a total. A pessoa não precisa se preocupar com nada, pois possui uma fonte de renda bastante rentável para suprir as necessidades e fazer o que desejar com o dinheiro.

Por onde começar?

O primeiro passo é definir o tipo de independência financeira que você deseja conquistar, isso porque para começar qualquer crescimento é necessário o planejamento. Faça um planejamento de uma maneira mais “pé” no chão e acredite no seu projeto.

Uma outra boa maneira de começar é fazendo uma pesquisa de pessoas que já conquistaram essa independência e se inspirar nelas. Se encontrar essa pessoa na sua família, ou entre os seus amigos e conhecidos, melhor ainda. 

Faça o controle do seu dinheiro! Esse ponto faz com que muitas pessoas de desanimem. Nem sempre é fácil fazer isso, porém é extremamente necessário. Se você tem muita dificuldade para fazer o seu controle financeiro, busque por aplicativos que fazem esse serviço para você. Nós temos algumas sugestões.

  • Guiabolso;
  • Organizze;
  • Minhas Economias;
  • Mobills;
  • Wally.

Comece a estudar e a trabalhar de uma maneira mais dedicada. Muitas pessoas pensam que, para ser independente financeiramente, é uma tarefa para privilegiados. Nem sempre! Muitas pessoas conquistam isso se dedicando de maneira efetiva. Se você acredita que já se dedica 100% comece a se dedicar 110%. 

Dicas práticas para a independência financeira

  1. Quite todas as suas dívidas. Nada de fazer novas contas com alguma conta antiga atrasada. Não tem como crescer financeiramente deixando contas para trás. Faça uma pesquisa de tudo o que está devendo, negocie e quite essas dívidas para poder partir para os próximos passos. 
  2. Poupe! Isso mesmo, poupar dinheiro. Se você não tem nem uma dívida, ótimo! É hora de começar a guardar. Muitas pessoas travam nesse passo, porque de fato é difícil abrir mão de algumas coisas para guardar dinheiro. No entanto, é necessário. 
  3. Estudo sobre economia e comece a investir. Nunca se viu uma época em que se falasse tanto a respeito de economia. Você encontra diversos canais no YouTube que oferecem conteúdo de qualidade relacionado a esse assunto de maneira gratuita. Existem muitos livros com preços acessíveis e uma linguagem voltada para quem está começando agora e que são excelentes ferramentas. Você também poderá fazer cursos online ou presenciais na área. Enfim, o céu é o limite.
  4. Seja paciente. Entenda que esses passos geram resultados a longo prazo. Não existe fórmula secreta para ficar rico da noite para o dia. A paciência também ajuda a não fazer investimentos que irão gerar um bom resultado. 
  5. Tome cuidado com a crenças negativas. Algumas pessoas acreditam que querer crescer financeiramente não é algo positivo, é algo que representa ganância ou coisa do tipo. No geral, essas pessoas não crescem e ainda tentam fazer com que você pare com o seu projeto. 
ANÚNCIO