Como adotar um gatinho – Saiba onde escolher

ANÚNCIO

Gatos se tornaram o animal da moda, seja por sua beleza cativante ou pelo seu jeitinho peculiar de viver.

Desconfiados e cheios de energia, os peludos também podem ser o melhor amigo do homem, garantindo momentos de diversão para seus donos.

ANÚNCIO

Porém, é preciso estar ciente dos processos de adoção e cuidados que você deve ter ao adotar esse animal tão querido, seja pelos meios legais ou adotando um achado na rua.

Como adotar um gatinho - Saiba onde escolher
Fonte: reprodução/internet

Quer saber como adotar e que cuidados tomar para cuidar direito do seu novo amigo? Fique aqui e confira dicas para te ajudar a deixar seu gato à vontade

Onde adotar um gato

Além de você poder visitar um estabelecimento que permite adotar os bichanos, também é possível fazer a adoção através de sites, o que torna o processo muito mais simples e poupa o tempo dos envolvidos.

ANÚNCIO

Sites como o procure1amigo, contam com um sistema de busca efetivo, permitindo filtrar sua cidade e ver os animais que precisam de novos donos. ONGs como o Clube do Gato também são bons lugares para procurar um novo amigo peludo.

É preciso ter em mente que o processo de adoção é de muita responsabilidade, a partir do momento em que você adota o animal, você se torna responsável pela vida dele. Portanto, não adote apenas por adotar, saiba das suas responsabilidades.

Em todos os processos de adoção é necessário preencher um formulário com seus dados, pois é necessário que você tenha condições de arcar com as despesas que o gato irá te dar, além de poder oferecer um ambiente confortável para ele.

Cuidados ao adotar o bichano

Se preparar para a chegada do seu novo amigo é um processo que requer planejamento e um pouco de dinheiro, pois você vai precisar gastar para dar ao seu gato o mínimo de conforto necessário.

Como adotar um gatinho - Saiba onde escolher
Fonte: reprodução/internet

Se atente a que areia o seu animal estava acostumado a utilizar para fazer as necessidades, além da ração que ele já consumia, podem facilitar no processo de adaptação ao novo. É importante que os recipientes de água, ração, e a caixa de areia sejam de tamanho adequado ao do gato.

Quando chegar em casa com seu novo amigo, deixe ele explorar o território, gatos são curiosos por natureza e tem que se sentir à vontade ali. Não force contato nos primeiros dias, ele pode não gostar.

Outra dica importante é comprar brinquedos e uma caixa de transporte para seu animal, pois você vai precisar para levá-lo em visitas frequentes ao veterinário.

Cães x Gatos

Muito se fala sobre a relação conflituosa entre cães e gatos, os colocando como inimigos mortais desde seus nascimentos. Porém, nem sempre isso é verdade.

É mais do que comum encontrar casas que abrigam ambos os animais, com eles vivendo em harmonia e não apresentando qualquer tipo de conflito. Mas isso só é possível quando os cães ali presentes são tolerantes com os gatos.

Como adotar um gatinho - Saiba onde escolher
Fonte: reprodução/internet

Raças de cachorro como beagles e shin tzu não tem problema em conviver com os bichanos, portanto, caso queira ter um gatinho e um cachorro em casa, pode ser uma ótima escolha.

Fique atento caso tenha um cachorro de caça, como o dogo argentino, pois geralmente não são tão tolerantes assim a presença dos gatinhos, por mais inofensivos que sejam.

Dê atenção ao seu gatinho

Tão importante quanto os cuidados que terá com seu gatinho, é dar atenção à ele, pois ele vai enxergar você como um pai/mãe.

Lembre-se de sempre dar atenção e reservar alguns minutos do seu dia para brincar com seu gato, ainda mais se ele for o único no recinto. Confira em vídeo com algumas dicas para conviver melhor com seu gatinho.

É importante sempre manter a saúde dele em pauta, pois gatos adoecem com facilidade. Processos de castração e telar seu apartamento, caso viva em um, são indispensáveis para manter seu gato em segurança e saudável.

ANÚNCIO