Barco reaparece 10 anos depois do Tsunami no Japão

Um barco de pesca que desapareceu há 10 anos durante um poderoso tsunami apareceu em uma pequena ilha no Pacífico.

O maior tremor da história do Japão

A pequena embarcação desapareceu da cidade de Kesennuma, na prefeitura de Miyagi, na região nordeste de Tohoku, no Japão, após o Grande Terremoto do Leste do Japão em 2011.

Com uma magnitude de 9,0, foi o mais poderoso já registrado no Japão, com ondas chegando a 40,5 metros (133 pés), e mais de 10.000 pessoas perderam a vida.

Foto:(reprodução/internet)
Foto:(reprodução/internet)
Foto:(reprodução/internet)
Foto:(reprodução/internet)

Mas, quase uma década desde que o barco desapareceu, ele foi localizado na costa da ilha de Hachijo, 650 quilômetros ao sul do Japão.

Barco cruzou o Pacífico antes de retornar

Segundo relatos, os pescadores locais cruzaram o registo da embarcação e confirmaram que pertencia à cooperativa de pesca de Kesennuma.

O barco de 18 pés (5,5 metros), coberto de coral e com peixes e caranguejos nadando em poças, foi rebocado até a costa pelas autoridades locais.

Foto:(reprodução/internet)

Um residente local não identificado e especialista em oceanos, disse ao jornal The Mainichi: “É possível que depois que o barco foi levado para uma área perto da costa oeste dos Estados Unidos, ele foi para o sudeste da Ásia na Corrente Equatorial Norte, e então arrastado para cá na Corrente Kuroshio“.

Foto:(reprodução/internet)
Foto:(reprodução/internet)

Outra história fascinante

Mas essa história misteriosa não é a única notícia náutica fascinante a esconder as manchetes nas últimas semanas.

No mês passado, um marinheiro dos Estados Unidos foi resgatado de seu barco emborcado quase 24 horas após seu desaparecimento.

Foto:(reprodução/internet)

Leia também: Navio australiano desaparece após passagem de um forte tufão

Stuart Bee partiu de Cape Marina em Port Canaveral, Flórida, em 27 de novembro e não voltou.

No dia seguinte, o homem de 62 anos foi dado como desaparecido, pois normalmente não passa a noite em seu barco.

Dois dias eternos

Felizmente, em 29 de novembro, ele foi localizado por um navio porta-contêineres que passava agarrado à proa de seu navio emborcado, a cerca de 140 quilômetros no mar.

Ele foi trazido a bordo após quase dois dias no mar.

Lacruiser P. Relativo, um marinheiro mercante que estava a bordo do navio porta-contêineres Angeles, lembrou como ocorreu o resgate.

Foto:(reprodução/internet)

Desorientado e exausto

Em uma postagem no Facebook, ele disse: “Fui acordado por um telefonema urgente dizendo que tínhamos de resgatar alguém. Como marinheiros mercantes, fomos treinados para o mais difícil grau de perigo que pode acontecer no mar”.

“No entanto, a cena real costuma ser diferente. Depois de manobras cuidadosas, resgatamos com sucesso o Sr. Stuart. E antes que eu pudesse começar a questionar, ele me perguntou ‘Que dia é hoje?’, ’29 de novembro!’, respondi.

Foto:(reprodução/internet)

“Pela expressão em seu rosto, vi seus olhos lacrimejantes quando ele fez o sinal da cruz. Ele ficou à deriva em mar aberto por dias, mantendo sua posição no topo de seu barco emborcado, para não fazer nenhum movimento que viesse a fazer com que seu iate afundasse por completo”.

Traduzido e adaptado por equipe Jovem Online
Fonte: Ladbible