Novelas, Filmes, Programas de TV e Espetáculos. Entenda o papel das agências, produtoras e assessorias!

Novelas, filmes, programas de TV e espetáculos sempre dependem de muitos profissionais envolvidos. Mesmo um monólogo ou uma série com poucos personagens, até o lançamento, dependem de diversas etapas de produção e, conforme a estrutura, receberão apoio de agências, produtoras, assessorias e demais empresas focadas em processos de construção de um produto (no caso, as produções mencionadas.)

Embora já existam tipos de empresas “modernas”, que oferecem “serviços agregados” e mesclam ações interligadas a uma produção, trataremos de exemplificar o sistema padrão de relação entre as empresas e o papel de cada uma. A seguir você encontrará tópicos relevantes que contribuirão para exemplificar o papel de cada uma das empresas no desenvolvimento de uma produção.

1. A PRODUÇÃO: Entende-se por “produção”, no sentido material, uma obra, que é o resultado. Ou seja: Uma novela, uma série ou websérie, um filme, um espetáculo teatral, ou qualquer outra obra que é um resultado, um produto final que está disponível para veiculação (exibição ou apresentação). Geralmente, a equipe que integra a produção do conteúdo, também é chamada de “produção”, porém, estamos focados em falar da produção no sentido material, ou seja, na obra.

Primeiro é importante entender que uma produção nasce com um objetivo: comercial, ideológico, experimental, filantrópico, científico, artístico ou de puro entretenimento. Depende sempre de quem é o idealizador da produção e qual seu principal objetivo. Embora um objetivo possa estar interligado ao outro, existe sempre um fator preponderante em uma determinada produção.

2. COLETIVOS: Um grupo ou coletivo, de teatro ou de cinema (incluindo internet e webséries) pode ser idealizador de um projeto de produção e, de acordo com sua estrutura, poderá iniciar o projeto integrado por todos os envolvidos, sem a necessidade da utilização dos serviços de agências, produtoras ou assessorias. (embora em alguns casos, também haja a participação destas nas “pequenas” produções). No caso de coletivos, se um artista (ator, escritor, roteirista, diretor…) vier a integrar o coletivo que tem boas ideias e um bom projeto, pode no futuro, fazer muito sucesso por ter feito uma escolha que não estivesse ligada – no primeiro momento, ao lucro financeiro imediato. O que parece ter ocorrido com os integrantes do “Porta dos Fundos”, coletivo de produções para Internet que conseguiu, ao longo do tempo, muito sucesso e hoje tem produções em televisão.

3. PRODUTORAS, EMISSORAS, CANAIS E ESPETÁCULOS: Já as emissoras ou canais de TV e produtoras cinematográficas (incluindo Netflix e empresas especializadas em animação, como a Pixar) muitas vezes, mesmo responsáveis pela idealização de uma produção (obra), acabam contatando com o auxílio de produtoras, agências e assessorias. Algumas vezes, a emissora, canal ou produtoras cinematográficas é responsável por fazer tudo “sozinha”, sem contratar empresas especializadas, porém, são casos mais raros, haja vista que sempre demanda muita estrutura e muito recurso, assim, acaba ficando mais viável encontrar boas empresas parceiras. Assim, muitas emissoras acabam fazendo parcerias com produtoras, que vão cuidar do desenvolvimento, gravações e algumas vezes, seleções do elenco. Nestes casos, a próprias produtoras (audiovisual ou espetáculos) ou emissoras também vão até as agências de atores para selecionar os profissionais. É importante lembrar que quem contrata os artistas são as produtoras e emissoras (às vezes sob a supervisão de uma agência de publicidade). Agências de atores e de Modelos, apenas apresentam seus agenciados para a seleção.

4. AGÊNCIAS: É muito comum perceber que as pessoas confundem com frequência o termo “agência”, porque, de fato, existem muitas ramificações do termo. Vamos definir algumas:

4.1 Agências de Atores: São empresas especializadas no agenciamento de atores e artistas. Ou seja, a empresa cria um banco de dados de atores cadastrados e com contrato de agenciamento e, a partir daí, passa a oferecer os trabalhos e recebe um percentual sobre o “cachê” de seus artistas. Geralmente, as agências de atores estão focadas em profissionais da área, que vão proporcionar mais trabalho na medida em que ele seja um profissional experiente, com registro profissional e um bom currículo. Neste caso, a agência escolhe o artista em um processo “minucioso”, fazendo uma análise se ele trará resultados financeiros com seu trabalho. Via de regra, a agência recebe um comissionamento (percentual) sobre os trabalhos que ela gera para seu agenciado, porém, assim como alguns agentes/agências dos Estados Unidos, embora não seja comum, não há nada que impeça que ela cobre um “valor mínimo”, uma “taxa inicial de agenciamento”ou um valor mensal mínimo por serviços agregados. Porém, neste caso, o ator/artista precisa ficar de olho para avaliar se a agência realmente possui conceito e estrutura adequada para garantir que uma equipe estará engajada para oferecer os serviços de seu agenciado da melhor forma possível. É importante ressaltar que quando uma produção (filme, novela, propaganda, espetáculo…) está contratando “elenco”, ela geralmente está focada na contratação de profissionais com registro profissional, geralmente através de uma agência de atores. Porém também há o mercado de eventos e algumas vezes as agências negociam trabalhos para seus agenciados. Neste caso, o foco não é o ator, mas sim o artista de modo geral (para o caso de eventos, não está “em jogo” o registro profissional, mas sim a imagem do artista). Não é preciso estar agenciado para participar de uma seleção, porém, a agência é responsável por manter contato com as produtoras (incluindo emissoras e canais) e oferecer os trabalhos de seus agenciados.

4.2 Agências de Modelos: Via de regra, agencias de modelos, assim como as agencias de atores, agenciam os profissionais e também recebem um comissionamento (percentual) sobre os trabalhos de seus agenciados. Nestes casos o foco é relacionado a trabalhos dos modelos está direcionado a desfiles, trabalhos fotográficos para catálogos, revistas, presença e ações em eventos, campanhas publicitárias, além de figuração e algumas participações em produções. Não é errado a agência cobrar outros valores específicos relacionados ao agenciamento, porém, é importante ficar atento quais são os valores e a que tipo de serviços agregados se destinam.

Embora algumas agências de atores e agências de modelos ofereçam books, vídeo books e cursos para seus agenciados, é preciso avaliar cada caso de forma específica. O serviço de agenciamento consiste em simplesmente, oferecer trabalhos de um determinado agenciado, que geralmente já fez cursos e já tem material profissional. Porém, caso não tenha material ou tenha material de qualidade inadequada, nada impede que a agência ofereça os referidos “serviços agregados”, que inicialmente estejam ligados à formação e preparação.

4.3 Agências de Publicidade: As agências de publicidade exercem um outro papel. Embora muitas vezes contratem, em conjunto com as empresas clientes. modelos ou atores, através das respectivas agências, o foco principal de uma agência de publicidade é organizar os serviços, integrando a comunicação publicitária de forma geral, fazendo a “ligação” entre produtoras, comunicação visual, artistas e veículos de comunicação para a veiculação de uma propaganda. Ou seja, a agência de publicidade cria a ideia e “junta” todos os profissionais envolvidos para realizar determinado trabalho.

5. ASSESSORIAS: A Assessoria Artística é um dos serviços mais importantes para qualquer artista. Neste caso, não estamos falando da assessoria de imprensa, que visa cuidar da imagem, auxiliar e divulgação da imagem e na relação de um artista ou empresa na imprensa. A Assessoria Artística é diferente. Tem como foco principal auxiliar um artista para que ele possa traçar estratégias para sua carreira, além de tirar todo tipo de dúvida que o artista tem. Se o artista não sabe como proceder ao realizar um cadastro em uma emissora de televisão ou em uma produtora, se quer mais informação de como funciona o mercado profissional e a atuação de cada uma das empresas, se quer informações das formas mais rentáveis para obter sucesso profissional, dentre outras questões, a missão da Assessoria Artística é auxiliar, com informações valiosas que ajudem a traçar a melhor estratégia profissional, cuidar da gestão da imagem, dentre outras questões. Muitos artistas agenciados ou não, têm procurados assessorias para ficar por dentro de novidades sobre o mercado, traçar um planejamento profissional além de tirar diversas dúvidas. No Brasil, recentemente foi lançado um serviço de Assessoria Artística online, com plantão de dúvidas e auxílio para que artistas registrem cadastros em emissoras e produtoras. O site cobra uma taxa mínima mensal de assinatura pela utilização dos serviços, para conferir o site da Assessoria Artística, CLIQUE AQUI!

POR NELSON GAZOLLA

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