Morre na África do Sul o atual ‘homem mais velho do mundo’

Um sul-africano considerado o homem mais velho do mundo morreu aos 116 anos.

Fredie sobreviveu à uma pandemia, às duas grande guerras e ao apartheid

Fredie Blom nasceu em Eastern Cape em maio de 1904, de acordo com documentos de identidade – embora sua afirmação nunca tenha sido oficialmente verificada pelo Guinness World Records.

Blom disse que, quando era adolescente, viu toda a sua família morrer em função da gripe espanhola, mas não só conseguiu sobreviver à pandemia de 1918, mas também passou por duas guerras mundiais e o apartheid.

Foto:(reprodução/internet)

Ele passou a maior parte de sua vida trabalhando como operário em uma fazenda antes de se mudar para a indústria da construção. Incrivelmente, ele não se aposentou até os 80 anos.

Não há segredos para a longevidade

Em declarações à BBC em 2018, Blom disse que não havia segredo para a sua longa vida e admitiu que até fumou regularmente durante toda a sua vida.

Foto:(reprodução/internet)

Ele disse à rede notícias: “Há apenas uma coisa – é o homem acima. Ele tem todo o poder. Eu não tenho nada. Posso cair a qualquer momento, mas Ele me segura”.

Ele acrescentou: “Todos os dias eu ainda fumo de duas a três ‘pílulas’ [uma gíria local para tabaco enrolado em um pequeno pedaço de jornal]”.

Foto:(reprodução/internet)

“Eu uso meu próprio tabaco porque não fumo cigarros”.

“A vontade de fumar é tão forte. Às vezes eu digo a mim mesma que vou parar, mas sou apenas eu mentindo para mim mesmo. Meu peito me persegue para dar uma baforada e então sou forçado a fazer uma ‘pílula'”.

Morte de causas naturais

A família de Blom disse à agência de notícias AFP que ele morreu de causas naturais na Cidade do Cabo no sábado.

Foto:(reprodução/internet)

André Naidoo disse em nome da família: “Há duas semanas oupa [avô] ainda cortava lenha. Ele era um homem forte, cheio de orgulho”.

Foto:(reprodução/internet)
Foto:(reprodução/internet)
Foto:(reprodução/internet)

Mas ele disse que em poucos dias ele foi “de um grande homem a uma pessoa pequena”.

Família descarta que a morte esteja relacionada com a COVID-19

Ele acrescentou que a família não acredita que a morte de Blom esteja relacionada ao coronavírus e disse que foi uma ‘morte natural normal’.

Foto:(reprodução/internet)
Foto:(reprodução/internet)

De acordo com o Guinness World Records, a pessoa mais velha de todos os tempos foi Jeanne Louise Calment, que viveu 122 anos e 164 dias.

Mas o título de homem mais velho vai para Jiroemon Kimura, do Japão, que tinha 116 anos e 54 dias.

 

Traduzido e adaptado por equipe Jovem Online
Fonte: Ladbible