Melhores receitas de bolo de chocolate – Saiba como fazer em casa

Bolo de chocolate simples, bolo de brigadeiro, bolo de chocolate com leite ninho, bolo de chocolate meio amargo, bolo de Nutella, bolo de chocolate com morango, todos os tipos. Após essa breve lista, todos já estão com água na boca.

As receita são diversas e aqui separamos duas opções que prometem agradar a todos. O Bolo de chocolate, é uma das maiores paixões de quem é fã de doce e a vantagem é que você pode fazê-lo utilizando o liquidificador

A facilidade deixa a receita disponível para todas as idades, desde que crianças sejam acompanhadas de adultos. O chocolate, além de ser um dos doces mais famosos do todo o mundo, como sabor das receitas é sucesso garantido.

Melhores receitas de bolo de chocolate - Saiba como fazer em casa
Foto: Reprodução/internet

Confira as melhores receitas de bolo de chocolate.

Receita de bolo de chocolate fofinho

As opções desse bolo agradam mesmo quem não curte tanto doce, pois as variedades fazem da sobremesa um prato democrático. Se a sua opção preferida é um bolo de chocolate fofinho e que não seja tão doce essa receita é para você.

ANÚNCIO

A massa do bolo é simples, e as medidas são em uma xícara de chá. Se tiver dúvida escolha um tamanho menor que uma caneca tradicional. O importante é seguir a mesma medida para todos os ingredientes.

  • 5 ovos
  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de chocolate em pó ou achocolatado
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento

Como fazer a massa fofinha

Sabe aquele bolo solado? Cheio de óleo e com a massa toda grudada? Fuja desse caos com essa dica. O que garante a textura fofinha do polo é bater as claras em neve. Você vai precisar da batedeira para isso.

Todos os outros ingredientes podem ser batidos no liquidificador, sem o fermento, e em seguida podem ser acrescentados a clara aos poucos. O fermento não precisa ser batido, apenas despeje e misture até ele ser dissolvido na massa. O segredo é deixar tudo homogêneo.

Em seguida, basta colocar na forma de preferência untada com manteiga e farinha de trigo e colocar no forno médio por 15 minutos. Faça o teste do palito, enfie um garfo ou palito no bolo e se ele sair limpinho é porque já está pronto. Se não, deixe mais uns 5 minutos.

Como alterar a receita para não deixar o bolo tão doce

A alternativa para não deixar a sobremesa carregada no açúcar é escolher por colocar, ao invés de chocolate ao leite, que são uma das opções mais doces do mercado, utilizar o chocolate meio amargo ou o 70% cacau.

Essa dica, vai te possibilitar alterar qualquer receita que use o chocolate em barra para transformar a receita mais agradável para o seu paladar. Porém, se a receita utiliza o chocolate em pó, troque o Nescau ou o Toddy que já são adoçados, pelo chocolate em pó, aquela caixinha dos dois frade da Nestlé é uma boa.

Quem gostaria de deixar a opção mais saudável pode optar pelo cacau em pó. Mas, lembre-se de que ele é muito forte, diminua a quantidade e acrescente um pouco de açúcar para não ficar 100% amargo.

Bolo de chocolate com cobertura

Se a sua praia é o bolo de chocolate recheado, cremoso e bem doce, essa opção é para você. Aqui o negócio é chocolate por dentro e por fora. A receita é de bolo de chocolate com brigadeiro e temos certeza que toda a garotada vai adorar.

Melhores receitas de bolo de chocolate - Saiba como fazer em casa
Foto: Reprodução/internet

Para fazer a massa de:

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 xícara chá de óleo
  • 4 ovos

Aqui, se quiser deixar a massa mais doce pode colocar achocolatado ou então optar pelo chocolate em pó que equilibra a massa para o recheio brilhar. Falando em recheio, tudo que você precisa é fazer um brigadeirão com leite condensado manteiga e chocolate em pó.

Porém, conclua a massa primeiro, batendo as gemas com açúcar no liquidificador. Depois, acrescente os demais ingredientes. Coloque a massa na forma untada e asse em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos.

Como fazer o recheio

O recheio é um mundo de opções. Você pode fazer o brigadeiro simples e usar como cobertura e como recheio como também pode fazer a versão gourmet. O brigadeiro também pode receber morangos em cima e dentro do bolo.

Se quiser se aventurar em um recheio cremoso de chocolate confira nesse vídeo de cinco minutinhos. É muito simples e pode ser utilizado em várias receitas

Como colocar o recheio no meio do bolo?

Talvez esse passo separe os profissionais dos amadores. Contudo, é muito mais simples do que se pensa. Se a massa foi feita corretamente, não terá muitos problemas em cortar duas metades para colocar o recheio no meio.

Porém, se a massa for uma opção de textura mais suave, como a massa fofinha, ela pode quebrar e esfarelar na hora de colocar o recheio. Por isso, opte pela segunda receita com o óleo que deixa a massa mais unida e consistente.

Outra dica importante, é deixar o bolo esfriar para colocar o recheio. Com o bolo quente é mais fácil que ele se quebre. Há um macete nessa hora, uma dica da Ana Maria Braga e de outras cozinheiros, é cortar o bolo com uma linha e você pode conferir essa técnica no link citado.

ANÚNCIO