Gorila ameaçado de extinção dá à luz em zoológico de Bristol

Um adorável bebê gorila nasceu no zoológico de Bristol.

A mamãe gorila deu à luz naturalmente

Kala, de nove anos, um gorila das planícies do oeste em perigo de extinção, deu à luz nas primeiras horas da manhã do dia 22 com o pai do bebê, Jock, nas proximidades.

Os tratadores do zoológico disseram que chegaram à Casa do Gorila pela manhã e descobriram que Kala havia dado à luz naturalmente e estava embalando seu recém-nascido. Quão fofo é isso?

Foto:(reprodução/internet)

Lynsey Bugg, curadora de mamíferos do Zoológico de Bristol, disse: “Estamos todos emocionados. Há algo muito especial em ver um bebê gorila recém-nascido, eles são uma espécie icônica e carismática”.

Kala perdeu um filhote no ano anterior

Ela disse à Sky News: “Nós sabíamos que teríamos um bebê gorila e estamos sob vigilância há algum tempo.

“Na terça-feira, Kala parecia bem e confortável, sem nos causar nenhuma preocupação. Vim ontem de manhã para encontrar um bebê novo em casa. Foi lindo”.

Foto:(reprodução/internet)

“No ano passado ela teve uma gravidez e parto, mas não saiu como planejado e, infelizmente, o bebê não sobreviveu”.

Ainda não se sabe qual o sexo do bebê

“Estávamos um pouco ansiosos desta vez e é tão lindo que ela conseguiu dar à luz naturalmente e o bebê e a mãe estão muito bem”.

Lynsey acrescentou: “Ela está sendo muito atenciosa e cuidando bem de seu bebê. É muito cedo, mas estamos cautelosamente otimistas. Os primeiros sinais são bons e o bebê parece ter um bom tamanho e é forte”.

Demorará algum tempo até que o zoológico seja capaz de determinar se o recém-chegado é um menino ou uma menina, Lynsey explicou: “Não é tão fácil de ver qual o sexo deles e queremos dar uma olhada antes de ter certeza”.

Foto:(reprodução/internet)

Espécie na lista de animais ameaçados de extinção

O novo gorila agora faz parte de um grupo de seis no zoológico, que fazem parte de um programa de reprodução para ajudar a garantir que a espécie não morra.

Os gorilas das planícies ocidentais estão na “lista criticamente ameaçada de extinção”, com algumas estimativas de que restem apenas 100.000 na natureza.

Foto:(reprodução/internet)

O World Wide Fund for Nature (WWF) estima que o número de gorilas das planícies ocidentais caiu mais de 60 por cento nos últimos 20 a 25 anos devido à caça ilegal e doenças.

 

Traduzido e adaptado por equipe Jovem Online
Fonte: Ladbible