O mais recente protótipo do foguete de nave espacial de próxima geração da SpaceX explodiu após tentar pousar, após um voo de teste de desenvolvimento.
Transmissão ao vivo mostra lançamento
Hoje cedo, a SpaceX estava realizando um teste de voo em alta altitude com o número de série 9 da Starship (SN9), com a empresa dizendo que era ‘o segundo teste de voo suborbital em alta altitude de um protótipo de nave estelar de nossa base em Cameron County, Texas’ .
Uma transmissão ao vivo do voo mostrou como o foguete foi lançado com sucesso, mas explodiu com o impacto quando fez uma tentativa de pousar.
Especulando por que o pouso pode ter terminado tão mal, um usuário do Twitter sugeriu: “Parece que foi virado, e não vertical, quando tentou o pouso”.
SN9 foi impulsionada por três motores Raptor
Outro disse: “Parece que eles simplesmente esperaram muito para virar o carro e ligar o motor. Parece que está chegando muito rápido e eles começaram a pousar tarde demais”.
O engenheiro de integração principal da SpaceX, John Insprucker, comentou sobre a transmissão ao vivo do voo de teste da SpaceX: “Tivemos, novamente, outro grande voo para cima. Temos muitos dados bons sobre o controle de flap, só temos que trabalhar um pouco naquele pouso”.
Antes do voo de hoje, a SpaceX delineou seus planos para voar ‘aproximadamente 10 km’ em altitude, com SN9 impulsionando sua ascensão por três motores Raptor, cada um ‘desligando em sequência antes do veículo atingir o apogeu’.
Flaps acionados por um computador de voo
Um post em seu site explicava o processo planejado para o seu pouso, dizendo: “O protótipo da Starship descerá sob o controle aerodinâmico ativo, realizado pelo movimento independente de dois flaps para frente e dois para trás no veículo”.
Leia também: Elon Musk posta no Twitter um curioso vídeo de navio capturando partes do Falcon 9
“Todos os quatro flaps são acionados por um computador de voo a bordo para controlar a atitude da nave durante o voo e permitir um pouso preciso no local pretendido”.
Sistema de transporte totalmente reutilizável
“Os motores Raptor do SN9 serão reativados quando o veículo tentar uma manobra de pouso invertido imediatamente antes de tocar na plataforma de pouso adjacente à montagem de lançamento”.
“Uma descida aerodinâmica controlada com flaps corporais e capacidade de pouso vertical, combinada com recarga no espaço, são essenciais para pousar a nave em destinos através do sistema solar onde superfícies preparadas ou pistas não existem, e retornar à Terra”.
“Esta capacidade permitirá um sistema de transporte totalmente reutilizável, projetado para transportar tripulação e carga em voos interplanetários de longa duração e ajudar a humanidade a retornar à Lua e viajar para Marte e além”.
Voo semelhante ao realizado em dezembro
O voo foi semelhante ao que a SpaceX realizou em dezembro, quando lançou o protótipo SN8 no voo mais alto e mais longo até hoje.
Aquele também fez uma aterrissagem explosiva ao retornar à Terra.
Melhor sorte da próxima vez, esperamos.
Traduzido e adaptado por equipe Jovem Online
Fonte: Ladbible