O filme de ficção científica de catástrofe militar chamado “Independence Day” foi lançado em 1996 e hoje ocupa uma posição na lista das maiores arrecadações no cinema. Dirigido por Roland Emmerich, o título também conquistou o Oscar em melhor efeitos visuais e melhor mixagem de som.
“Independence Day” se tornou um clássico dos anos 90 e do gênero de invasão alienígena. O enredo é basicamente esse: um grupo de pessoas que está no deserto de Nevada e o restante da população tentam contra-atacar a uma suposta invasão alienígena da Terra. Tudo isso acontece no dia da independência dos EUA, em 4 de julho.
Após 20 anos do primeiro filme, foi lançada a continuação de nome “Independence Day: O Ressurgimento”, mas infelizmente não teve o sucesso do antecessor. O diretor acusa um filme da DC e um ator que participou desse filme como culpados pelo fracasso da continuação. Para saber mais sobre, continue lendo o artigo.
Confira o enredo de “Independence Day 2”
O longa foi lançado em 2016 e também foi co-escrito e dirigido por Roland Emmerich (diretor do primeiro filme). A continuação de Independence Day traz uma nova ameaça à humanidade: outros ataques alienígenas fazem o mundo construir bases em Saturno e na Lua, com Jake Morrison como líder da equipe responsável pela defesa.
O clássico tinha cerca de 75% de aprovação do público para uma continuação, enquanto o segundo tem apenas 29%. Além disso, o segundo arrecadou cerca de US$ 389,7 milhões, enquanto o primeiro fez US$ 817,4 milhões. A continuação “Independence Day: O Ressurgimento” tem no elenco estrelas como:
- Liam Hemsworth;
- Judd Hirsch;
- Jeff Goldblum;
- William Fichtner;
- Bill Pullman;
- Vivica A. Fox;
- Sela Ward.
Entenda por que o filme foi sabotado
No mesmo ano de lançamento da continuação do clássico, também iria ser gravado e lançado o filme da DC, o “Esquadrão Suicida“. A questão foi que Will Smith preferiu atuar no outro filme ao invés de “Independence Day: O ressurgimento”.
Um dos maiores problemas segundo o próprio diretor, foi Will ter deixado a gravação do filme na metade do processo e por isso o roteiro teve que ser modificado às pressas. Desde o começo, o roteiro de “Independence Day:O Ressurgimento” estava seguindo a ordem do primeiro filme.
Veja o que o diretor do filme falou
De acordo com Roland Emmerich, ele também deveria ter desistido da prova já que o roteiro original, com o Will Smith, estava muito melhor do que quando o filme foi lançado em 2016. Ou seja, ele também se culpa pela baixa avaliação da continuação.
Sem a atuação de Will Smith, o diretor ainda alegou que deveria ter desistido da continuação, tanto por fazer uma continuação ser algo que ele critica, quanto pelo roteiro ter sido feito muito rápida. Por esta razão, não houve preparo suficiente para fazer um filme tão bom quanto o primeiro.
Até o momento, não foi confirmada nenhuma continuação do segundo filme de “Independence Day”. Porém, “Esquadrão Suicida” lançará novo filme em agosto de 2021. Contará com o diretor James Gunn e já foram confirmadas as presenças de:
- Margot Robbie;
- Jai Courtney;
- David Dastmalchian;
- Steve Agee;
- Daniela Melchior;
- Joel Kinnaman;
- Viola Davis.