Dia do Orgulho Nerd: por que a data é comemorada em 25 de Maio?

ANÚNCIO

Os nerds durante muito tempo foram estereotipados como alguém que não se veste muito bem e não é muito sociável, por estudar ou jogar muito. Isso pode ser uma verdade, mas o fato é que essa imagem está mudando e o grupo agora é conhecidos por desenvolverem a cultura pop.

Sim, atualmente vemos os apaixonados por tecnologia ou Star Wars, sendo figuras que ditam tendência e orientam todo um mercado que é voltado para esse tipo de público. Dentro desse contexto, criou-se o Dia do Orgulho Nerd, que é o 25 de maio e muitas pessoas ainda estão perdidas sobre essa data comemorativa.

ANÚNCIO

O principal questionamento é: “por que 25 de maio?”. Saiba que existem algumas referências para essa data e nós vamos falar sobre elas aqui. Inclusive, é muito provável que essa comemoração fará com que surjam novos apelos comerciais e pessoas ligadas a esse mundo. Portanto, vamos ficar de olho.

dia do orgulho nerd
Foto: (reprodução/internet)

Saiba mais sobre o Dia do Orgulho Nerd e entenda o estabelecimento da data 25 de maio para tal comemoração a seguir, na continuação deste artigo!

Lançamento de Star Wars

Star Wars é, sem dúvidas, uma das maiores representações para os nerds. Isso porque eles amam os filmes e o dia 25 de maio de 1977 estreou nos cinemas o clássico Star Wars – Uma Nova Esperança. Esse é o primeiro capítulo desta franquia de sucesso.

ANÚNCIO

Se você nunca assistiu aos filmes da saga e quer entender um pouco mais sobre esse universo, o Omelete fez um vídeo muito bom que explica muitas coisas a respeito de Star Wars. Vale a pena conferir para ficar por dentro da cultura.

Dia da toalha?

O Dia do Orgulho Nerd também é conhecido como o dia da toalha e é muito comum você ver uma galera desfilando com uma toalha no pescoço na data. Qual é o motivo para isso?

Em 25 de maio de 2001 o dia da toalha foi comemorado pela primeira vez e daí a comemoração se perpetuou. Isso aconteceu duas semanas depois do falecimento de Douglas Adams que é autor do livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.

O livro menciona que em qualquer viagem espacial é essencial que os mochileiros carreguem uma toalha.

Como comemorar essa data?

Como falamos no início, a cultura nerd tem sido chamada de pop e a tendência é que ela cresça e alcance mais pessoas. Logo, uma data comemorativa pode ajudar nesse crescimento. Uma boa dica para comemorar é utilizar alguma roupa ou acessório que lembre a data.

Quem sabe você não pode até fazer um cosplay? Outra maneira muito interessante de comemorar a data é se informando sobre a cultura e os símbolos. Sabe aquele filme importante que você ainda não assistiu ou aquele livro que ainda não leu? Tire esse dia para se atualizar e ficar por dentro de tudo.

A última dica, é claro, divirta-se! Chame seus amigos e familiares e elabore uma festa temática. Não precisa ser algo muito elaborado, pode ser uma noite de jogos de tabuleiro ou videogame. A criatividade é quem deve reinar nessa hora.

ANÚNCIO