Aumento de impostos faz da Austrália o lugar mais caro do mundo para se comprar cigarro

É um dia brutal para fumar cigarros na Austrália, já que o imposto de consumo do governo federal começa a funcionar hoje (1º de setembro).

O masso de cigarro mais caro do mundo

Os australianos foram avisados ​​de que os preços aumentariam 12,5%, consolidando o Down Under como o país mais caro do mundo para se comprar um pacote de cigarros.

Um pacote típico de 20 cigarros custará em média cerca de AUD $ 40 (£ 22 / US $ 30), o que é uma grande quantia de dinheiro se você queimar dardos como uma chaminé.

Foto:(reprodução/internet)

O mais barato que você pode esperar pagar é em torno de AUD $ 29 (£ 16 / US $ 21), enquanto um pacote de Marlboro Golds com 25 cigarros chega a quase AUD $ 49 (£ 27 / US $ 36).

Espera-se que menos pessoas fumem

O custo das sacolas de fumo também deve aumentar.

Se você fuma um maço por dia, pode esperar pagar cerca de AUD $ 14.600 (£ 8.000 / US $ 10.800) por ano em cigarros.

Foto:(reprodução/internet)

É o oitavo ano consecutivo em que o imposto de consumo do governo federal aumenta o preço dos cigarros e eles esperam que a redução dos custos tire mais pessoas do vício.

OMS confirma eficácia da estratégia

O governo de Morrison arrecada cerca de US $ 17 bilhões por ano em impostos sobre o tabaco e isso deve aumentar junto com o preço dos cigarros.

A Organização Mundial da Saúde afirma que os aumentos de preços são “a forma mais eficaz de incentivar os usuários de tabaco a parar de fumar e evitar que as crianças comecem a fumar”.

Leia também: OMS alerta que jovens são os maiores propagadores do COVID-19

A OMS divulgou um comunicado dizendo: “Evidências de países de todos os níveis de renda mostram que os aumentos de preços dos cigarros são altamente eficazes na redução da demanda. Preços mais altos encorajam a cessação e previnem o início do uso do tabaco”.

Crianças e adolescentes ficarão ainda mais longe do vício

“Eles também reduzem a recaída entre aqueles que pararam de fumar e reduzem o consumo entre os usuários contínuos”.

Foto:(reprodução/internet)

Em média, espera-se que um aumento de 10 por cento no preço de um maço de cigarros reduza a demanda por cigarros em cerca de quatro por cento nos países de alta renda e em cerca de cinco por cento nos países de baixa e média renda, onde rendas mais baixas tendem a gerar pessoas mais sensíveis às mudanças de preços.

“As crianças e adolescentes também são mais sensíveis aos aumentos de preços do que os adultos, permitindo que as intervenções nos preços tenham um impacto significativo nesta faixa etária”.

Há controvérsias na Austrália

Curiosamente, não parece que essa afirmação se aplique na Austrália.

Dados do Australian Bureau of Statistics mostram que houve apenas uma redução de 0,7 no número de fumantes entre 2014-15 e 2017-18.

Foto:(reprodução/internet)

As autoridades também notaram um aumento na quantidade de tabaco do mercado negro vendido em toda a Austrália à medida que o preço dos cigarros legais aumenta.

Traduzido e adaptado por equipe Jovem Online
Fonte: Ladbible