Um novo relatório afirma que a energia eólica pode atender às necessidades de energia de todo o mundo 18 vezes mais se continuar a crescer.
Tendencia depende de políticas governamentais
Atualmente, apenas 0,3% da energia do mundo vem do vento, mas com o aumento das políticas de energia mais verdes e a redução de custos para produzir energia eólica, esse número pode aumentar significativamente.
Isso não acontecerá da noite para o dia, mas ainda pode acontecer muito rapidamente. O relatório da Agência Ambiental Internacional (IEA) sugere que a capacidade eólica offshore global pode aumentar em até 15 vezes e atrair US $ 1 trilhão – o que é cerca de £ 800 bilhões – até 2040.

O relatório da IEA especula que esse aumento virá de políticas governamentais mais favoráveis, da queda no preço da instalação e do que eles chamam de ‘progresso tecnológico notável’, incluindo plataformas flutuantes, bem como turbinas maiores.
China é o maior produtor de energia eólica offshore
Na verdade, o mercado eólico offshore global cresceu cerca de 30% entre os anos de 2010 e 2018. Isso significa que os ventos da mudança estão soprando mais rápido do que o esperado.
O ritmo acelerado, que tem sido ditado pelo Reino Unido e outros países europeus, viu 150 novos projetos estabelecidos em todo o mundo.

Leia também: Novo carro movido a hidrogênio pode atingir mais de 350 Km/h
Obviamente, por ser maior e ter muito mais gente, a China adicionou mais capacidade eólica offshore do que qualquer outro lugar em 2018.
O relatório afirma: “O mercado eólico offshore de hoje nem chega perto de explorar todo o potencial”.
O atual potencial de geração atende 18x a demanda global
“Com recursos de alta qualidade disponíveis na maioria dos principais mercados, a energia eólica offshore tem potencial para gerar mais de 420.000 terawatt-hora por ano em todo o mundo. Isso é mais de 18 vezes a demanda global de eletricidade hoje”.
Isso é uma boa notícia, certo?
Bem, ainda há muito trabalho a ser feito.
Apenas 0,3% da geração de energia global
A agência alertou que ainda há ‘muito trabalho’ restante para mudar o mundo para a energia limpa.
O diretor executivo da IEA, Dr. Fatih Birol, disse: “A energia eólica offshore atualmente fornece apenas 0,3 por cento da geração de energia global, mas seu potencial é vasto”.
“Cada vez mais esse potencial está chegando ao nosso alcance, mas ainda há muito trabalho a ser feito pelos governos e pela indústria para que se torne o esteio das transições de energia limpa”.

Produção offshore poderá produzir energia de sobra
“Por volta de 2025, a China provavelmente terá a maior frota eólica offshore de qualquer país, ultrapassando o Reino Unido”.
“A capacidade eólica offshore da China deve aumentar de 4 gigawatts hoje para 110 gigawatts até 2040. Políticas elaboradas para atender às metas globais de energia sustentável podem elevar ainda mais esse valor para mais de 170 gigawatts“.
“Em teoria, [as turbinas flutuantes] poderiam permitir que a energia eólica offshore atendesse várias vezes a demanda total de eletricidade de vários mercados importantes de eletricidade, incluindo Europa, Estados Unidos e Japão”.
Traduzido e adaptado por equipe Jovem Online
Fonte: Ladbible