O que é DRT e para que preciso dele?

Carteira de Trabalho e Previdência Social

 Tiramos suas dúvidas sobre o tão falado DRT.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar no DRT, que para trabalhar em filmes, emissoras de televisão e peças de teatro é preciso dele... Vamos tirar suas dúvidas sobre esse documento que é tão importante quanto o talento para um ator.

Ator de teatro

O que é DRT?

A sigla DRT significa Delegacia Regional do Trabalho e o documento em questão é um registro como profissional junto a delegacia.
A expressão ter DRT significa possuir um registro profissional, ou seja, ter sua profissão regulamentada na sua carteira de trabalho. Sendo assim, se você tem um DRT, você é profissional regulamentado e apto a exercer uma função técnica seja ela como ator, diretor, iluminador...

Para que preciso do DRT?

De a cordo com a Lei 6.533 de 1978, somente profissionais com este registro podem ser contratados para trabalhar em TV, cinema, teatro ou publicidade. Esta lei regulamenta a profissão de artistas e técnicos, ou seja, não só atores que precisam desse registro mas como qualquer trabalhador que deseja trabalhar em algum desses segmentos. Profissionais que não possuem o DRT não podem trabalhar com registro para nenhuma função destacada nesta lei.

Existem alguns casos de flexibilização quando alguém que não tenha DRT é convidado para fazer participação especial. Porém, conforme convênio com cada sindicato, muitos acabam providenciando o DRT provisório. O ideal é estar com a documentação em dia, pois as empresas que contratam artistas preferem optar por seguir os procedimentos regulares, conforme estabelecido em lei.

Onde consigo meu DRT?

O DRT é possível a partir de cursos profissionalizantes, cursos superiores ou comprovação de profissional por tempo de trabalho. Para os dois primeiros casos é necessário que se faça o requerimento junto ao ministério do trabalho através do SIRPWEB - Sistema de Registro Profissional. Já para o caso de reconhecimento por tempo de trabalho, é o SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão) que faz toda a análise da documentação comprobatória e lhe encaminha para a Delegacia Regional do Trabalho. Em alguns casos além da documentação, o SATED exige uma prova prática frente a uma banca examinadora.

por Ronaldo Ramos.

Saiba mais sobre DRT:

O que é DRT e para que preciso dele? Revisada por Ronaldo Ramos em 17:42 Avaliação: 5
Todos os direitos reservados Jovem Online © 2015

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.