Saiba como publicar seu livro digital!


Os livros digitais (e-books), têm se tornado uma das melhores opções para que artistas e escritores possam publicar suas obras literárias. Se por um lado, os livros tradicionais (impressos) são sinônimo de estilo, bom gosto e costume, por outro lado as novas opções tecnológicas permitiram que artistas pudessem publicar suas ideias com baixo custo e alto poder de alcance. Os livros digitais (e-books) não são apenas plataformas alternativas para eliminar os custos de produção. São também opções de praticidade e alcance de público em larga escala. Antes de falarmos sobre as formas mais conhecidas de disponibilização publicação de livros digitais (e-books), façamos algumas considerações sobre técnicas sobre escrita. A literatura permite uma gama gigantesca de possibilidades e diversas variações de escrita, porém, é importantíssimo conhecer as principais regras da escrita e algumas informações preciosas! Portanto, aconselhamos a leitura constante de alguns manuais de orientação importantes sobre a escrita. Dentre os principais manuais existentes, podemos destacar:

a) O Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal;
b) O Manual de Redação da Presidência da República;
c) Normas para formatação de trabalhos acadêmicos da ABNT.

Algumas instituições também oferecem cursos gratuitos de aprimoramento da escrita e da redação. É importante observar também que a legislação sobre direitos autorais garante a propriedade sobre uma obra àqueles que 'de fato' a tenham escrito. Para tanto, é indispensável atentar-se às formalidades para registro de uma obra (impressa ou digital) além de optar por tirar o ISBN (código de identificação), mesmo que para seu livro digital, para controle da distribuição e de registro. O sistema da Google disponibilizado para disponibilização de livros digitais através da "Play Store" ou "Google Livros" atribui um número específico para obras que não possuam o ISBN e queiram utilizar as plataformas, porém, o sistema da central de parceiros do livro, para comercialização de livros através da "Play Store" não está disponível para novos parceiros brasileiros no momento. Para registrar uma obra intelectual, é necessário realizar o procedimento junto à Fundação Biblioteca Nacional. No caso do ISBN, quem cuida das solicitações é a Agência Nacional do ISBN.

Após realizados os procedimentos citados acima, em especial o registro da obra na Fundação Biblioteca Nacional e a atribuição do ISBN, é possível disponibilizá-la em diversos formatos digitais. (não significa que registro e ISBN sejam obrigatórios para todo tipo de publicação, porém são muito importantes). (links no final da matéria).

Confira algumas opções para publicação de seu livro digital:

Como publicar livro digital (e-book) no Site do Autor:

- Uma das opções mais independentes e não menos eficazes, principalmente em virtude da 'inexistência' de repasse às editoras e distribuidoras é a disponibilização do produto para venda na própria página (site) criada pelo autor. Porém, tal ação demanda outras 'preocupações' além da criação da página, como: as opções escassas de proteção anti-cópia, as estratégias utilizadas para interligação ao sistema de pagamento e principalmente a divulgação do produto e da respectiva página, além das atenções necessárias quanto às questões profissionais da distribuição de conteúdo (se será feito como pessoa física ou jurídica) e conhecer um pouco sobre as imunidades tributárias para produtos literários e demais informações sobre a regulação dos serviços.

Como publicar livro digital (e-book) na iTunes:

- A conhecida loja da Apple, como sabemos, não oferece apenas livros digitais, oferece diversos formatos de mídias para que as pessoas possam adquirir produtos. Há uma plataforma para que escritores possam disponibilizar suas obras. É necessário fazer um cadastro, além de converter o arquivo em formato especificado pela loja, através de um sistema interno que deve ser acessado por algum dispositivo da marca Apple. Confira a plataforma de parceiros da iTunes! Clique aqui! (importante traduzir para o português, caso a página não seja traduzida automaticamente).

Como publicar livro digital (e-book) em livrarias online:

Algumas livrarias também oferecem opções de parcerias para que escritores ofereçam seus livros digitais através de suas plataformas. O principal benefício é que após o escritor fazer o cadastro e respectivo envio do arquivo, a livraria se encarrega de todo o processo de venda, e oferece seu know how e expertise, além de já possuir uma gama de clientes. A desvantagem é que percentual das livrarias chega a ser superior a 50% do valor de venda. Confira a plataforma Publique-se, da Livraria Saraiva! Clique aqui!

Confira também os links;

- Agência Nacional do ISBN
- ABNT
- Fundação Biblioteca Nacional
- Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal
- Manual de Redação da Presidência da República

POR NELSON GAZOLLA

Para acompanhar mais informações, curta nossa página no Facebook! Clique aqui para curtir!

Curta também a página oficial do Nelson Gazolla no Facebook! Clique aqui!
Saiba como publicar seu livro digital! Revisada por Nelson Gazolla em 21:13 Avaliação: 5
Todos os direitos reservados Jovem Online © 2015

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.