Consulte o valor disponível para saque no seu FGTS

O FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, é um benefício criado para proteger o trabalhador caso ele seja demitido sem justa causa. O empregador precisa depositar uma quantia todos os meses para que o trabalhador consiga ter acesso ao benefício.

Por esse motivo, é importante que o trabalhador possa ter acesso aos seus dados do FGTS. A Caixa criou um aplicativo em que o usuário poderá ter acesso a essas informações a qualquer momento, podendo inclusive fazer o controle mensal dos depósitos.

Muitas pessoas tem algumas contas de FGTS já esquecidas, com dinheiro acumulado e não sabem. Imagine saber que tem algum dinheiro guardado para poder utilizar quando quiser? Por esse e outros motivos, é importante conhecer as funcionalidades do app FGTS.

fgts
Foto: (reprodução/internet)

Saiba mais sobre o aplicativo FGTS, conheça as suas funcionalidades e saiba como baixar.

Como funciona o FGTS?

O FGTS, atualmente, não é um benefício exclusivo apenas para as pessoas que trabalham no regime da CLT. Além desses trabalhadores, poderá receber o FGTS as pessoas que trabalhem nos regimes a seguir:

ANÚNCIO
  • Trabalhadores do campo (rurais);
  • Safreiros ( quem trabalha no campo apenas no período das colheitas);
  • Empregados domésticos;
  • Atletas profissionais;
  • Trabalhadores intermitentes e avulsos.

Se você se encaixa em algum desse perfis, é importante ficar por dentro das informações do seu FGTS. Para não precisar sair de casa, saiba como utilizar o aplicativo.

Como baixar o aplicativo FGTS?

O app é gratuito e está disponível para celulares iOS e Android. Faça o download e esteja com o seu número do PIS em mãos. No primeiro acesso, será necessário fazer um cadastro. Acompanhe o passo a passo:

  1. Após fazer o download e clique em “primeiro acesso”;
  2. Forneça os dados que serão pedidos no app;
  3. Crie uma senha (é importante guardá-la para acessos futuros) e clique em “cadastrar”;
  4. Prontinho! Agora é só analisar os seus dados.

O aplicativo é atualizado constantemente e está sempre ganhando novas funcionalidades. Você poderá ter acesso ao saque imediato, informações sobre o saque de aniversário e acesso ao extrato do FGTS em PDF.

Seu FGTS não está sendo depositado? Saiba o que fazer

Infelizmente, muitas pessoas ao ter acesso aos dados do FGTS descobrem que os valores do benefício não estão sendo depositados. Isso é uma situação bastante constrangedora, no entanto, possível de ser resolvida.

Se você ainda estiver trabalhando na empresa em que os valores não estão sendo depositados, o melhor caminho para a resolução é o diálogo. Caso a empresa não atenda ao pedido, será necessário entrar com uma ação. O valor deverá ser depositado corrigido e com juros.

E se eu não trabalhar mais na empresa?

Se for uma empresa que você já não trabalha mais, saiba que poderá entrar com uma ação judicial com um prazo máximo de 2 anos. Caso não queira um conflito direto, talvez seja interessante fazer uma denúncia anônima.

Busque por ajuda no Ministério do Trabalho ou órgão similar, ou então busque o sindicato da categoria e informe o ocorrido. Esse órgãos irão cobrar da empresa os valores que deverão ser depositados.

ANÚNCIO