O FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, é um benefício criado para proteger o trabalhador caso ele seja demitido sem justa causa. O empregador precisa depositar uma quantia todos os meses para que o trabalhador consiga ter acesso ao benefício.
Por esse motivo, é importante que o trabalhador possa ter acesso aos seus dados do FGTS. A Caixa criou um aplicativo em que o usuário poderá ter acesso a essas informações a qualquer momento, podendo inclusive fazer o controle mensal dos depósitos.
Muitas pessoas tem algumas contas de FGTS já esquecidas, com dinheiro acumulado e não sabem. Imagine saber que tem algum dinheiro guardado para poder utilizar quando quiser? Por esse e outros motivos, é importante conhecer as funcionalidades do app FGTS.
Saiba mais sobre o aplicativo FGTS, conheça as suas funcionalidades e saiba como baixar.
Como funciona o FGTS?
O FGTS, atualmente, não é um benefício exclusivo apenas para as pessoas que trabalham no regime da CLT. Além desses trabalhadores, poderá receber o FGTS as pessoas que trabalhem nos regimes a seguir:
- Trabalhadores do campo (rurais);
- Safreiros ( quem trabalha no campo apenas no período das colheitas);
- Empregados domésticos;
- Atletas profissionais;
- Trabalhadores intermitentes e avulsos.
Se você se encaixa em algum desse perfis, é importante ficar por dentro das informações do seu FGTS. Para não precisar sair de casa, saiba como utilizar o aplicativo.
Como baixar o aplicativo FGTS?
O app é gratuito e está disponível para celulares iOS e Android. Faça o download e esteja com o seu número do PIS em mãos. No primeiro acesso, será necessário fazer um cadastro. Acompanhe o passo a passo:
- Após fazer o download e clique em “primeiro acesso”;
- Forneça os dados que serão pedidos no app;
- Crie uma senha (é importante guardá-la para acessos futuros) e clique em “cadastrar”;
- Prontinho! Agora é só analisar os seus dados.
O aplicativo é atualizado constantemente e está sempre ganhando novas funcionalidades. Você poderá ter acesso ao saque imediato, informações sobre o saque de aniversário e acesso ao extrato do FGTS em PDF.
Seu FGTS não está sendo depositado? Saiba o que fazer
Infelizmente, muitas pessoas ao ter acesso aos dados do FGTS descobrem que os valores do benefício não estão sendo depositados. Isso é uma situação bastante constrangedora, no entanto, possível de ser resolvida.
Se você ainda estiver trabalhando na empresa em que os valores não estão sendo depositados, o melhor caminho para a resolução é o diálogo. Caso a empresa não atenda ao pedido, será necessário entrar com uma ação. O valor deverá ser depositado corrigido e com juros.
E se eu não trabalhar mais na empresa?
Se for uma empresa que você já não trabalha mais, saiba que poderá entrar com uma ação judicial com um prazo máximo de 2 anos. Caso não queira um conflito direto, talvez seja interessante fazer uma denúncia anônima.
Busque por ajuda no Ministério do Trabalho ou órgão similar, ou então busque o sindicato da categoria e informe o ocorrido. Esse órgãos irão cobrar da empresa os valores que deverão ser depositados.