Volta às aulas: conheça um cronograma de estudos infalível

ANÚNCIO

Um dos grandes desafios dos estudantes na volta às aulas é organizar um cronograma de estudos eficiente, que possibilite que as notas boas venham e que o aluno possa se divertir ou se dedicar a outras atividades ao mesmo tempo. Montar um cronograma de estudos nem sempre é uma tarefa fácil, mas nós estamos aqui para ajudar. 

Não importa se o seu objetivo é se dar bem nas aulas ou até mesmo passar em uma prova importante como Enem e vestibular, por exemplo. O importante é aprender a se organizar para que as matérias importantes possam ser assimiladas da melhor maneira possível. 

ANÚNCIO

O foco aqui é organizar os seus estudos de maneira que você consiga estudar toda a matéria necessária e ainda consiga um tempo para realizar outras atividades que são importantes, como: um tempo de sono de qualidade, a prática de atividade física, sair com os amigos ou o namorado e outros afazeres. 

estudos
Foto: (reprodução/internet)

Saiba mais sobre como montar um cronograma de estudos que seja eficiente e prático para a sua necessidade de estudos, são dicas pontuais que irão fazer a diferença na sua rotina.

Defina os horários disponíveis

Saiba quantas horas por dia você pode se dedicar aos estudos. Tenha a noção exata do seu tempo livre, tirando o período que você passa fazendo outras atividades. Isso é importante para conseguir fazer o próximo passo.

ANÚNCIO

Faça um planejamento semanal e mensal

Planeje-se para estudar matérias ou disciplinas específicas durante a semana e, posteriormente, durante o mês. É importante visualizar isso de forma que você consiga acompanhar o seu progresso e saiba exatamente o que falta para poder concluir a matéria necessária. 

Não importa qual será o mecanismo que você vai usar para fazer essa visualização. Nós vamos falar aqui sobre algumas possibilidades.

Quadro com post-it

Essa técnica é visualmente bonita e eficiente. Você poderá escolher cores diferentes de post-its para cada matéria ou para cada semana. A forma de organização é você quem determina. 

Planilhas

Algumas pessoas não gostam muito de pendurar papéis na parede e recorrem a soluções digitais. A planilha do Excel é o meio mais clássico para se fazer isso. Ah, e não é menos eficiente.

Cronogramas

Existem vários cronogramas de estudo disponíveis na internet para impressão. Você pode encontrar cronogramas em branco e cronogramas prontos. Veja qual é a opção que funciona melhor para você. 

Não deixe de fazer resumos

Muitos estudantes negligenciam a necessidade de se fazer um resumo após o período de estudos. Isso é algo ruim porque é durante a revisão da matéria que conseguimos ter a dimensão daquilo que realmente aprendemos e do que é preciso aprimorar mais nos estudos. 

Para estudantes que desejam fazer o vestibular ou Enem este ano, nós temos uma dica de aplicativo que auxilia na revisão das matérias de maneira prática e eficiente.  O app ao qual estamos nos referindo é o RevisApp (Enem e vestibular)

Ele é gratuito e está disponível para Android. Esse aplicativo conta com mais de 150 conteúdos de todas as matérias cobradas nesses exames. É uma forma divertida de revisar a matéria e aprender um pouco mais. 

Não deixe de fazer exercícios

Assim como o resumo das matérias são importante para ter uma noção do seu aprendizado, os exercícios também são. Busque por questões passadas das provas para as quais você vai se preparar esse ano e procure resolver essas questões. Dessa maneira, você entenderá como que a prova funciona, melhorando assim, o seu desempenho no dia. 

ANÚNCIO