Cenas inéditas de um Tubarão Branco atacando uma Jubarte foram registradas na África do Sul

ANÚNCIO

Um grande tubarão branco foi capturado numa filmagem atacando e afogando uma baleia jubarte, com especialistas em vida selvagem dizendo que acreditam que é a primeira gravação de tal incidente.

O tubarão que atacou já era conhecido

A filmagem, que foi feita no verão passado com uma câmera drone na costa da África do Sul, capturou um tubarão de quase 4,5 metros caçando uma baleia jubarte de 10, que estava ferida.

ANÚNCIO

O grande branco foi reconhecido como um já pesquisado chamado Helen, tendo sido marcado pelo biólogo marinho Ryan Johnson como parte de um estudo de 2013 que ele estava liderando.

Cenas inéditas de um Tubarão Branco atacando uma Jubarte foram registradas na África do Sul
Foto:(reprodução/internet)

De acordo com Johnson, que testemunhou o desenrolar do drama, o ataque durou 50 minutos antes de a baleia sucumbir e morrer.

Imagens integraram um documentário

Ele disse à Newsweek: “A ideia de que eu estava testemunhando um evento de predação ao vivo lentamente surgiu quando comecei a observar o tubarão tentando morder a área da cauda da baleia”.

ANÚNCIO

“Sinceramente, só calculei que era um evento único depois disso”.

Leia também: Grande Tubarão Branco é visto caçando na costa de Massachusetts

A incrível (se não um pouco perturbadora) filmagem aparece no documentário da National Geographic Shark vs. Whale, como parte do SharkFest do canal.

Foi só depois de filmar o ataque que Johnson percebeu que havia capturado a primeira evidência documentada de um evento de ataque de tubarão com afogamento.

É mais comum o contrário

Depois de procurar outros casos semelhantes, ele não conseguiu encontrar nenhum relato verificado de um tubarão matando uma baleia viva com sucesso.

Ele disse: “Eu tinha ouvido falar de orcas atacando grandes baleias e filhotes, mas honestamente pensei que estava bem fora do alcance dos grandes tubarões brancos.

Embora as baleias Jubarte sejam conhecidas por às vezes atacar tubarões, geralmente é bem incomum que a luta seja o contrário.

Evento de grande magnitude

Johnson disse que o tubarão foi muito estratégico em seu ataque, inicialmente conseguindo cortar uma artéria ou veia da cauda de seu oponente – sua área mais vulnerável – antes de arrastá-lo para baixo da água e afogá-lo. Muito selvagem, hein?

Cenas inéditas de um Tubarão Branco atacando uma Jubarte foram registradas na África do Sul
Foto:(reprodução/internet)

Johnson continuou: “Os grandes brancos e outros predadores importantes funcionam para manter os ecossistemas em equilíbrio, principalmente removendo presas fracas ou não saudáveis ​​do ecossistema”.

“Neste caso, estamos falando de um dos maiores predadores do planeta atacando e matando uma das maiores espécies do mundo. É simplesmente fascinante que vivamos em um planeta que ainda pode nos surpreender com um encontro dessa magnitude”.

Shark vs. Whale estreou na National Geographic em 28 de julho.

Traduzido e adaptado por equipe Jovem Online
Fonte: Ladbible

ANÚNCIO