7 passos para manter a casa organizada mesmo tendo filhos

Talvez você faça parte dos adultos que estão quebrando a cabeça para deixar a casa organizada nessa quarentena. Convenhamos que não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se tem crianças em casa.

Mas você já pensou em incluí-los na manutenção da limpeza e organização do lar? Muitos pais falham nessa atividade. Os filhos precisam ser ensinados a terem consciência do ambiente em que vivem, bem como de suas responsabilidades.

Mas a pergunta é: Como fazer isso de forma eficaz? Existem várias formas de executar essas ações, inclusive usando métodos educativos para isso. E é sobre isso que vamos falar aqui neste texto.

7 passos para manter a casa organizada mesmo tendo filhos
Foto: Reprodução/internet

Tem interesse em saber como entreter suas crianças e ensiná-las a como participar da organização? Aqui vamos te dar 7 passos de como manter a ordem em casa, mesmo tendo filhos. Confira.

Mantendo a casa organizada

Deixar a casa arrumada é plenamente possível, e mais, você pode fazer isso sem estresse. Dessa forma, separamos algumas recomendações que podem te auxiliar nesta caminhada. Aconselhamos que pegue uma caneta e um papel para anotar tudo.

ANÚNCIO

Dica 1: Comece atribuindo pequenas tarefas às crianças, para que elas se habituem com esse exercício, de tal forma que se torne um hábito. Exemplos: ensine-os a guardar seus brinquedos.

Dica 2: A afirmação de que os pais são exemplos para seus filhos é muito verdadeira. Mantenha uma rotina de organização em casa e com suas coisas pessoais, para que eles se espelhem em você.

7 passos para manter a casa organizada mesmo tendo filhos
Foto: Reprodução/internet

Dica 3: Torne o momento de organizar a casa como algo divertido. Alguns pais separam caixas específicas para cada brinquedo, estimulando as crianças a colocarem no local certo. E caso acertem, ganham um prêmio.

Dica 4: Deixe claro para as crianças que brincar não tem problema, desde que logo após, todos os materiais sejam colocados nos seus devidos lugares. Também não seja um carrasco com os pequeninos.

Dica 5: Elogie-os quando eles arrumarem suas coisinhas. Isso faz parte do processo de estimulação para que eles tenham ciência de que aquilo que fizeram foi algo positivo e que traz benefícios. Essa atitude ajuda até na autoestima e confiança durante a infância.

Dica 6: Planeje as atividades deles. Se necessário, faça um quadrinho de afazeres do dia, com horários de brincar, organizar e dormir. Dessa forma, irá ficar claro para eles que tudo tem tempo certo. Isso ira torná-lo disciplinado na vida.

Neste momento, quanto mais dinâmico você for, melhor. Faça desenhos, ilustrações de como isso funciona. As crianças trabalham muito com o visual, então use isso como uma ferramenta na hora de educá-los.

Filhos
Foto: Reprodução/internet

Dica 7: Por último, mas não menos importante. Ensine suas crianças a desapegarem de coisas que não se adequem mais nem uma determinada fase da vida. Alguns pais armazenam brinquedos de quando o filho tinha 1 ano de idade.

Além de juntar coisas velhas em casa, isso aumenta a bagunça também. Dificultando, inclusive, a organização do lar. Sem contar, que é importante mostrar aos filhos desde cedo, o quão válido é doar coisas para crianças que não tem condições de comprá-las.

Atividades educativas

Neste tópico vamos falar de algumas atividades educativas que podem manter os filhos ocupados, enquanto mantém a organização da casa. São exercícios simples e que podem fazer toda diferença.

Nas escolas durante o ensino fundamental, os professores ensinam a plantar pé de feijão num copinho plástico. E que tal você fazer isso com seu filho? Além de ensinar como ocorre todo o processo na prática, a criança aprende a importância de ter sua hortinha em casa.

7 passos para manter a casa organizada mesmo tendo filhos
Foto: Reprodução/internet

Os pais podem aproveitar o gancho e falar do significado de produzir seus próprios alimentos, sem agrotóxico. Aqui cabe um acompanhamento da família, instruindo e informando seus filhos.

Outra atividade super legal, é vendar suas crianças com algum pano e apresentando a elas alguns sabores de alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes. E de acordo com que isso for acontecendo, ir perguntando qual sabor ela sente e o que ela acha que seja.

Outra atividade interessante é jogo de tabuleiro, ele pode ser um grande ajudador na estimulação da memória e raciocínio das crianças. E o melhor, elas obtém todas essas estimulações brincando, e nem percebe.

De acordo com o site Zoom, os melhores jogos para elas são o famoso Banco Imobiliário, Imagem e Ação e Cara a Cara. A faixa etária deles está entre 6 a 12 anos. Parecem ser ótimas opções para manter as crianças entretidas.

Que tal criar uma rotina?

Sabemos que disciplina e rotina são uma dupla de sucesso, e quanto mais rápido os nossos filhos aprenderam isso, melhor. Então, determine um horário para que suas crianças despertem.  Desenvolva nelas, uma característica de proatividade e de disposição.

Fixe também um horário durante a manhã para atividades que exijam mais concentração como estudar ou ler livros, pois de acordo com alguns profissionais o melhor horário para fazer essas coisas é neste período.

Deixe a parte da tarde para o lazer, e inclua você mesmo nessa programação. Esteja com seu filho durante as brincadeiras, insira desenhos educativos e coisas que ele goste de fazer. Aqui cabe aos pais conhecerem melhor o perfil de suas crianças.

Para te auxiliar ainda mais nessa tarefa, deixamos um vídeo aqui embaixo de uma Personal Organizer ensinando como colocar sua casa em ordem, e fazê-la permanecer assim. Dê uma olhadinha:

Esperamos que com este texto você consiga manter sua casa organizada. Pois normalmente quando os pequenos são inseridos numa rotina e fazem parte de forma ativa dela, essa responsabilidade se torna mais leve para os pais.

ANÚNCIO