Ursos polares são vistos comendo plástico no Ártico

ANÚNCIO

Imagens de partir o coração mostram dois filhotes de urso polar mastigando plástico no Ártico.

Jovens ursos brincam com o lixo

Fotos tiradas pelo líder da expedição ao Ártico, Jens Wikström, mostram a dupla de irmãos de dois anos brincando de cabo de guerra com um saco plástico preto, evidenciando o problema contínuo da poluição do plástico.

ANÚNCIO

Outra foto mostra um dos ursos sentado e comendo o plástico.

Ursos polares são vistos comendo plástico no Ártico
Foto:(reprodução/internet)

Wikström estava em Lifdefjorden, Svalbard, Noruega, quando viu os ursos polares e pegou sua câmera para capturar as tristes fotos.

Correntes marinhas levam a sujeira até o Ártico

Wikström, de 30 anos, disse que os ursos brincaram e mastigaram o plástico por cerca de 15 minutos, enquanto ele assistia horrorizado a cerca de 30 metros de distância.

ANÚNCIO

Ele disse: “Imagens como esta são devastadoras. Não é segredo que temos muita poluição, mas eu estava processando em tempo real o que acontece com nosso ecossistema quando não cuidamos de nossa porcaria. Isso acaba nas barrigas desses animais”.

Ursos polares são vistos comendo plástico no Ártico
Foto:(reprodução/internet)

Leia também: Baleia Orca albina extremamente rara é vista no Alasca

“Os pequenos foram até a costa e cavaram na neve para encontrar este saco plástico comum. Eles começaram a rasgá-lo como um brinquedo e comeram um bom pedaço dele. Eles brincam com qualquer coisa que possam colocar as patas”.

“Nessas ilhas remotas do Ártico, tenho visto jovens ursos curiosos e raposas do Ártico comendo a poluição de plástico que muitas vezes chega à costa com as correntes do Oceano Ártico a nordeste de Svalbard ou com a Corrente do Golfo que vem da Europa”.

O plástico acaba entrando na dieta dos animais

“Só espero que as pessoas pensem duas vezes antes de deixar sacos plásticos ou pontas de cigarro no chão, nunca se sabe onde vai parar”.

“Também é preocupante que os microplásticos estejam afetando a cadeia alimentar dos peixes e focas, então o plástico já está entrando na dieta do urso polar. E quando entra na dieta pode afetar o leite da mãe também”.

Ursos polares são vistos comendo plástico no Ártico
Foto:(reprodução/internet)

Os ursos polares nesta área estão lidando bem, apesar das mudanças climáticas e dos perigos da poluição por plástico, e parecem estar bem alimentados.

De acordo com pesquisas populacionais de 2017, pensava-se que havia apenas 250 ursos que vagavam pela região costeira ao redor de Svalbard.

Traduzido e adaptado por equipe Jovem Online
Fonte: Ladbible

ANÚNCIO