Os médicos conseguiram concluir um raro transplante duplo, dando ao homem um novo rosto e um novo par de mãos.
Queimado num acidente de carro
Joe DiMeo, de Nova Jersey, EUA, estava voltando para casa após terminar o turno da noite quando adormeceu ao volante e bateu em um meio-fio, fazendo com que seu carro capotasse e pegasse fogo em 2018.
O rapaz de 22 anos sofreu queimaduras em 80 por cento do corpo e passou os meses seguintes em coma induzido antes de ser submetido a uma extensa cirurgia reconstrutiva.
Eventualmente, ficou claro que os meios tradicionais de tratamento não funcionariam, então os especialistas decidiram tentar a opção muito mais arriscada de um transplante duplo.
Reaprendizagem de várias tarefas e funções
Em agosto passado, cirurgiões da NYU Langone Health amputaram ambas as mãos de DiMeo, substituindo-as do meio de seu antebraço e conectando vasos sanguíneos, nervos e 21 tendões.
Eles também fizeram um transplante de rosto completo, com nariz, orelhas, pálpebras e ossos faciais completamente novos.
Significou que ele teve que reaprender a realizar uma série de tarefas e funções, desde piscar até pegar uma faca e um garfo.
É necessário ter paciência durante o processo
Os especialistas afirmam que até agora tem sido um sucesso, mas que ainda terão que esperar algum tempo até terem a certeza.
Leia também: Morrem aos 68 anos os gêmeos siameses mais velhos do mundo
Falando sobre o procedimento e o que ele passou, DiMeo diz que tem sido um longo caminho, mas que ele conseguiu se manter forte o tempo todo.
Jovem se mantem forte
Ele disse: “Eles tiveram que amputar a ponta dos meus dedos e meu rosto foi queimado”.
“Eu tinha pequenas fendas nos olhos, então era como olhar através de uma cerca com arame”.
“Eu sabia que seriam passos de bebê até o fim. É preciso ter muita motivação, muita paciência”.
Uma nova chance na vida
“E você tem que se manter forte durante tudo”.
O Sr. DiMeo, que mora com seus pais, passou por intensa fisioterapia para chegar a um ponto em que pudesse se vestir, se exercitar e brincar com seu cachorro.
Ele disse: “Você tem uma nova chance na vida. Você realmente não pode desistir”.
Vencendo a probabilidade adversa
De acordo com relatórios, apenas 35 transplantes de mãos e 18 transplantes de rosto completo foram realizados em todo o mundo.
Discutindo a complexidade da operação, o Dr. Eduardo Rodriguez, que liderou a equipe médica de mais de 140 pessoas, disse que as probabilidades estavam contra DiMeo.
“A possibilidade de sucesso com base no histórico parecia pequena”, disse ele.
Apesar das dificuldades médico fica orgulhoso
“Não é igual a quando alguém já tem feito isso muitas vezes antes e temos uma espécie de cronograma, uma receita a seguir”.
Mas, tendo visto DiMeo viver de forma mais independente e prosperando desde o procedimento, o Dr. Rodriguez diz que está imensamente orgulhoso por ter ajudado.
“É muito gratificante para todos nós. Há um enorme orgulho”, disse ele.
Traduzido e adaptado por equipe Jovem Online
Fonte: Ladbible