É descoberto na Austrália um raro filhote raça pura de Dingo

Um filhote de cachorro dingo de raça pura foi descoberto em Victoria, no que está sendo chamado de ‘milagre absoluto’.

O cachorrinho foi confundido com um coala

O adorável animal foi chamado de Sooty e atualmente está sendo cuidado por especialistas da Australian Dingo Foundation.

Um fazendeiro estava caminhando em Jamieson, 190 quilômetros a nordeste de Melbourne, e se deparou com o que pensou ser um coala devido a pelagem. No entanto, quando ele se aproximou, percebeu que era um cachorro abandonado. Sooty tinha apenas cinco a seis semanas quando foi encontrado.

Foto:(reprodução/internet)

O animal foi levado às pressas para a Australian Dingo Foundation para testes de DNA a fim de descobrir o que era.

Filhote não apresenta evidências de ser mestiço

Os resultados dos testes mostraram que Sooty não tinha traços de cachorro e pertence à raça pura de dingo ultra rara, que é uma espécie ameaçada em Victoria.

A bióloga molecular do Centro de Ciência do Ecossistema da UNSW, Dra. Kylie Cairns, foi responsável por conduzir os testes e confirmou que Sooty era de fato um puro-sangue.

Foto:(reprodução/internet)

Leia também: Jovem de 27 anos é preso por aplicar golpes de venda de filhotes na internet

“Ele não mostra nenhuma evidência de ancestralidade de cães domésticos e é mais um lembrete de que dingos selvagens persistem em Victoria”, disse Cairns.

Foto:(reprodução/internet)

“É preocupante ver o termo cão selvagem sendo tão amplamente usado para esta espécie nativa porque geralmente as pessoas não percebem que este termo é usado para agrupar dingos com cães domésticos selvagens errantes”.

Espécie é fundamental para o ecossistema local

Os dingos também são vitais para o ecossistema local como predadores de ponta, mas o local onde o animal foi encontrado é um ponto ativo para os caçadores fisgarem, capturarem e matarem dingos, de acordo com o ABC.

Foto:(reprodução/internet)

Sooty recebeu seu homônimo com base em seu pelo de cor cinza e em homenagem aos incêndios florestais Black Summer que devastaram partes de Victoria.

O supervisor do santuário, Kevin Newman, não conseguiu acreditar no que via quando os testes de DNA confirmaram que eles tinham apenas um punhado de cães de raça pura.

No ano anterior outro filhote raça pura foi encontrado

O fundador e diretor da Australian Dingo Foundation, Lyn Watson, acrescentou: “Ter outro filhote de dingo alpino selvagem, testando como puro, encontrado aleatoriamente apenas um ano depois de Wandi, é um milagre absoluto”.

No ano passado, outro filhote de cachorro dingo foi encontrado no quintal de uma pessoa e os especialistas acreditam que uma águia provavelmente o deixou cair acidentalmente de suas garras.

Foto:(reprodução/internet)

Ele se chamava Wandi e também foi levado para a Australian Dingo Foundation para teste. Os testes voltaram mostrando que era um filhote alpino de raça pura.

Traduzido e adaptado por equipe Jovem Online
Fonte: Ladbible