O primeiro esqueleto completo de um T-Rex foi descoberto em um riacho em Montana, EUA, em 2006, entrelaçado com o de um Triceratops.
Não se sabem se travaram uma batalha
Há muito tempo se pensa que a dupla estava lutando quando morreram e, posteriormente, foram enterrados juntos, com uma grande quantidade de evidências apontando para essa conclusão.
No entanto, apesar de terem sido encontrados 14 anos atrás, os especialistas ainda não têm certeza se estavam travando uma batalha ou foram, de fato, empurrados juntos devido ao movimento geológico ao longo de milhões de anos.
Uma excelente equipe de cientistas da Universidade James Cook agora está trabalhando duro para descobrir a verdade.
Caçadores independentes atrapalham estudo
O professor associado da JCU Eric Roberts, que está liderando o aspecto geológico do estudo, disse que devido ao fato de terem sido removidos por caçadores independentes de fósseis, que não fizeram um levantamento geológico adequado de antemão, é uma tarefa muito difícil.
Ele disse ao Brisbane Times: “Tenho ido ao local com um grupo de estudantes da universidade e temos tentado entender todo o outro contexto que normalmente ocorre com um fóssil como este”.
“Então, meu papel é colocar esse contexto de volta para que possamos avaliar algumas das hipóteses muito interessantes em torno deste espécime. Eles chamam isso de Duelo de Dinossauros, mas não sabemos se eles estavam duelando ou não, no entanto, há algumas evidências bastante excepcionais para sugerir que é uma possibilidade”.
Esqueleto de T-Rex mais completo já encontrado
Por exemplo, os pesquisadores encontraram dentes embutidos na coluna vertebral do Triceratops, enquanto o T-Rex parece ter quebrado vários de seus dentes, o que aponta para os dois lutando um com o outro.
Os restos mortais foram recentemente doados ao Museu de Ciências Naturais da Carolina do Norte e devem ser exibidos em 2022.
O Prof Roberts acrescentou: “Apesar de sua fama, só houve um punhado de espécimes de T-Rex já recuperados e este será o esqueleto de T-Rex mais completo já encontrado, é pelo menos 99 por cento completo e articulado“.
Leia também: Centenas de meteoritos avaliados em milhares de reais caem em cidade pernambucana
Momento monumental para o mundo científico
“E parece que este pode ser um esqueleto quase completo de Triceratops também, e encontrar ambos no mesmo depósito, isso é emocionante”.
Levou anos para extrair os esqueletos de 14 toneladas e providenciar sua compra e venda, o que significa que relativamente poucas pesquisas foram realizadas.
A Dra. Lindsay Zanno, chefe de paleontologia do Museu de Ciências Naturais da Carolina do Norte, disse que foi um momento monumental para o mundo científico.
Inovações tecnológicas serão usadas no estudo
Ela disse: “Ainda não estudamos esse espécime; é uma fronteira científica”.
“A preservação é fenomenal e pretendemos usar todas as inovações tecnológicas disponíveis para revelar novas informações sobre a biologia do T. Rex e do Triceratops”.
“Este fóssil mudará para sempre nossa visão dos dois dinossauros favoritos do mundo”.
Traduzido e adaptado por equipe Jovem Online
Fonte: Ladbible