Casa inteligente com Alexa Echo Dot 3 ou Google Home Mini

Já teve aquela vontade de ligar ou desligar a luz com um estalar de dedos? Pois é, agora com aparelhos inteligentes de assistência pessoal, isso se tornou possível. Ter uma casa inteligente com tecnologias que te auxiliam no dia a dia nunca esteve tão perto.

Esse é um tipo de inovação que ficávamos imaginando se um dia existiriam, e empresas como Google e Amazon confirmaram isso para nós. Com o uso de Smart Speakers, você pode ter uma ajudinha na hora de executar tarefas básicas do lar.

Incrível isso, não é mesmo?  Ter uma casa igual a do Tony Stark , agora está no alcance do consumidor, desde que seja desembolsado um valor aparentemente significativo. Se tem interesse em estar por dentro dessas novidades do mundo moderno, este artigo traz informações completas.

Casa inteligente com Alexa Echo Dot 3 ou Google Home Mini
Foto: Reprodução/internet

Dois dispositivos com as mesmas funcionalidades têm sido concorrentes diretos, Alexa Echo Dot 3 e Google Home Mini são as tecnologias do momento. Venha saber mais sobre esses produtos, e qual marca tem se destacado mais no mercado.

Entenda sobre os Smart Speakers

Smart Speakers são mais conhecidas como caixas inteligentes, fornecem assistência pessoal para residências. Falando de uma forma mais técnica, elas são hardwares desenvolvidas por empresas como Amazon, Apple e Google.

ANÚNCIO

O aparelho da Apple, ainda não chegou ao Brasil, diferente do Alexa Echo e Google Home Mini, tecnologias da Amazon e Google, respectivamente. Ao contrário do que muitos pensam, essas programações não são novidade, porém, existem cada vez mais inovações tecnológicas.

Com isso, começaram a chegar aqui no país, mas para alguns lugares do mundo já eram recursos muito utilizados há algum tempo. Com esses dispositivos, agora os brasileiros podem programar a execução de suas tarefas com um simples comando de voz.

Casa inteligente com Alexa Echo Dot 3 ou Google Home Mini
Foto: Reprodução/internet

Falando de forma mais simples, os Smart Speakers nada mais são que caixas que funcionam com o recurso Bluetooth, podendo sincronizar com o celular e por músicas, por exemplo. Mas eles funcionam sem a necessidade de estar conectado ao telefone.

Isto é, basta estar conectado a uma rede Wi-Fi ou dados móveis para executar as atividades que o usuário requerer. Um fato interessante é que as assistentes pessoais vieram ao Brasil com programações de parceiros brasileiros.

Quais são suas funções?

Como dito anteriormente, a tecnologia veio adaptada para o público brasileiro. Neles já vem inseridos alguns serviços de empresas nacionais, exemplo disso é que é possível acompanhar seu pedido do iFood e saber se sua comida está sendo feita, qual o tempo de espera, etc.

Também tem a possibilidade de criar lembretes, inserir alarmes e muito mais. Com estes dispositivos você pode facilitar o seu dia a dia e tornar mais rápidas as tarefas que demorariam para serem cumpridas.

O termo Casa Inteligente não é à toa. De fato, essas caixinhas de som têm muita utilidade para aqueles que possuem uma rotina acelerada. É válido informar que como as funcionalidades são executadas mudam de acordo com a marca do produto. Mas as características básicas são essas.

Comparando os dispositivos: Alexa Echo Dot 3 e Google Home Mini

Bom, aqui neste ponto o que vai ser decisivo para o consumidor escolher qual adquirir, é o sistema que ele tem interesse em obter, se Google ou Amazon. Até porque a faixa de preço deles é similar, o valor de ambos está entre R$349,00.

Em termos de usabilidade, eles são distintos justamente por se tratarem de sistemas operacionais diferentes. Mas ambos possuem a finalidade de execução de tarefas básicas como : acender a luz, ligar a televisão, acesso à geladeira, tudo isso sob o comando de voz.

Os dois possuem um formato redondo e compactado. No entanto, o Echo Dot tem alguns botões a mais que o Google Home, neste aparelho é possível acessar ao volume do dispositivo com apenas alguns toques na sua lateral.

Casa inteligente com Alexa Echo Dot 3 ou Google Home Mini

Outra pequena diferença é quanto à informação de status, eles informam se estão ligados, descarregando ou mudo. Na tecnologia da Amazon, existe uma espécie de anel em torno da superfície, que muda de cor de acordo com o estado.

No Home Mini, isso aparece nos leds que ficam na parte superior do aparelho e variam também conforme os serviços e status. Um aspecto negativo na venda deste recurso era que ele não possuía configurações em português.

Por outro lado, o Echo foi mais esperto e lançou a tecnologia no Brasil já com idioma nativo daqui. Mas agora, os dois se equiparam neste sentido e passaram a concorrer um com o outro de forma direta.

Casa inteligente com Alexa Echo Dot 3 ou Google Home Mini
Foto: Reprodução/internet

Uma característica pensada pelo Google foi a produção de um aparelho que fosse revestido de artigos recicláveis. De acordo com o TechTudo, os donos da companhia declararam que mais de 30% do material plástico correspondem para essa finalidade.

Por fim, ambos precisam estar conectados à tomada para funcionar. Porém, de acordo com alguns internautas, já é possível encontrar acessórios de suporte à bateria, podendo ser encontrando em sites como AliExpress.

Deixamos aqui um vídeo com uma comparação detalhada do Smart Speaker das duas marcas. Confira, e veja qual a melhor opção pra você.

ANÚNCIO