Estes 4 robôs assistentes podem facilitar o dia a dia

No final do século XVIII e início do XIX, as máquinas criaram uma transformação sem precedentes nas fábricas, era a Revolução Industrial. Depois, veio a segunda revolução e como a eletricidade e a tecnologia continuaram avançando, hoje, estamos na indústria 4.0.

Enquanto na Revolução Industrial as máquinas levaram uma transformação para dentro das fábricas, facilitando o processo produtivo, na era digital e informatizada em que estamos, os robôs estão em nossas casas.

E, assim como o processo de produção foi facilitado pelas máquinas, há alguns robôs e inteligências artificiais que tornam o nosso dia a dia bem mais fácil. Um exemplo disso é o Woebot, um psicólogo robô, que ajuda em tratamentos psicológicos com sua inteligência artificial.

robô que ajuda em casa
Foto: (reprodução/internet)

E você quer saber quais robôs que pode ter em casa para te ajudar e facilitar sua vida? Continue a leitura deste artigo e descubra!

Está cansado de passar o aspirador pela casa?

Já aconteceu com você de fazer uma viagem mais longa e, quando volta, a casa está toda empoeirada? Na correria do dia, separar um tempo para passar um aspirador de pó no chão não é algo tão simples e fácil, né? Mas, saiba que você pode sair e voltar com a casa limpa.

ANÚNCIO

Talvez você já tenha visto em filmes uma maquininha que fica passeando pela casa. Então, essa maquininha é um robô que funciona como um aspirador de pó e já chegou no Brasil. Ela pode ser comprado em diversas lojas, como na Amazon.com.

Com esse robô, você vai programar o horário que quer que a limpeza seja feita. Então, com seus sensores, o próprio robô fará um mapeamento do ambiente nas versões mais completas. Mas, mesmo as mais simples têm sensores que identificam obstáculos, assim ele não fica batendo na parede e não corre o risco de derrubar o vaso que está no chão.

Cuidar do gramado ficou mais fácil

Semelhante ao robô aspirador, é possível ter um com um funcionamento bem parecido. Porém, ao invés de aspirar o pó da casa, esse é útil para aparar a grama. Trata-se de um robô cortador de grama, o qual irá aparar a grama de forma bem inteligente.

Inclusive, sabe os sensores do aspirador de pó? Então, esse também vai ter e, se for uma versão mais completa, esses sensores irão identificar flores. Dessa forma, ele não vai cortar as rosas e girassóis que enfeitam seu jardim.

Ele pode ser comprado em diversas lojas, como na Leroy Merlin, Mercado Livre e outras plataformas digitais e físicas.

Quer passar um pano em casa?

Voltando à limpeza, outra opção de robô que pode facilitar bastante a vida no dia a dia, é um robô que passa um pano pela casa! Até mesmo quando derramarem suco no chão, ele irá limpar a sujeira. Portanto, não é preciso se preocupar com praticamente nada, o próprio robô até joga a água para poder passar o pano.

Pois é, manter a casa limpa assim vai ser bem mais fácil, concorda? Vai ser possível sair para o trabalho e, quando voltar para casa, encontrar tudo limpinho, sem nenhum esforço. Veja o vídeo a seguir que mostra ele em ação:

Um robô para te fazer companhia

Se você gosta de cachorro, mas não curte a sujeira que ele pode fazer, tem uma solução para você. É o Aibo, um doguinho robô, com inteligência artificial e que pode até mesmo se afeiçoar ao dono. Para isso, ele dispõe de um sistema de reconhecimento facial e de sons! Além disso, até que ele é fofinho.

Se quiser ver mais sobre este robô, aqui tem um vídeo mostrando:

Robô assistente pessoal

Que tal ter um assistente em casa que acorde as crianças, ou você mesmo, em horários diferentes e pré programados? E se esse assistente te ajudar na hora de cozinhar, avisar quando receber um email, mostrar a previsão do tempo ou até fazer uma live da casa enquanto está fora? Com o Buddy, tudo isso e muito mais vai ser possível.

O detalhe nem tão positivo, tanto sobre Aibo como sobre o Buddy, é que eles ainda não chegaram ao Brasil. Portanto, teremos que esperar um pouco mais para usufruir dessas inovações.

E, aqui embaixo vai um vídeo mostrando o Buddy.

Conclusão

Ter um robô hoje em dia não é algo de outro mundo. Aliás, esta pode ser uma forma bem inteligente de utilizar a tecnologia a seu favor. Portanto, se uma das dicas que demos aqui for interessante para você, não hesite em testar.

ANÚNCIO