Fernanda Montenegro: Uma dica para atores! "O que eu diria para quem está começando? Desista!"


Fernanda Montenegro surpreendeu a entrevistadora ao falar que a dica que ela daria para quem está começando na carreira é "desista!".

A princípio, avaliando superficialmente, parece que a conceituada atriz estaria tratando os "novatos" com desdém, mas não é bem verdade.

Avaliando de forma mais ampla, observando "além da caixa", é possível observar que a dica é na verdade uma grande lição para grande parte dos artistas, inclusive para aqueles que já estão na mídia.

Durante a entrevista, Fernanda explica:

"Eu geralmente, quando me perguntam o que é que você diria para um ator que está começando, eu sempre digo: desista! Não passe perto! Saia disso! (...) porque confundem teatro com liberdades, até com licenciosidades, com realização de sua opção sexual, com glórias, paetês, retrato no jornal, riqueza, porque aí já entra a televisão, porque no meu tempo não tinha televisão, então hoje em dia a deformação já é... os famosos "celebrities"... então a coisa é pegar o eletrônico que vai cuidar dele, que vai polir ele, se não for bom, repete a cena, repete outra vez, ou então corta, coloca uma música de fundo, coloca uma lágrima, vai preparando como se fosse uma autômato e depois pode resultar muito bem, porque ele se apropria daquela técnica, vai fazendo e vai virando o chamado ator, não é? O artista! Todo mundo virou artista hoje em dia, porque todo mundo pode ser artista, agora ator não é todo mundo que pode ser! Então essa visão assim onírica, solta, louca, compreende? Não sabe o que é isso aqui, então saia, saia da frente! Não ocupe espaço se depois vai ser bancário, vai ser doutor, vai ser diplomata, vai ser gari, enfim... Agora, se morrer porque não está fazendo isso, se adoecer, se ficar em tal desassossego que não tem nem como dormir, aí volte, aí venha aqui, mas se não passar por esse distanciamento e pela necessidade dessas tábuas aqui, não é do ramo! Não é do ramo!"

É obvio que o que Fernanda Montenegro quis dizer é que na maior parte dos casos, as pessoas estão em busca do estrelato, da fama. Muitas pessoas querem ser celebridades e estão em busca de dinheiro e "sucesso". Porém, no mercado existem pessoas de garra, que matam um leão por dia, que vivem de arte e buscam uma transformação ideológica gigantesca. Acaba existindo um terrível descompasso entre aqueles que buscam apenas a fama e aqueles que carregam "nas veias" o peso que a responsabilidade de fazer arte exige.

Muitos jovens acabam se vislumbrando fácil demais com a possibilidade de fama e acabam por prejudicar todo um mercado. Muitos são os casos de pessoas que abandonam montagens, que estão focadas em outras coisas "irreais" que não fazem parte do núcleo principal do fazer artístico. Aqueles que não têm consciência do "peso" da arte, acabam abandonado montagens, prejudicam trabalhos, querem dinheiro e sucesso rápido demais e acabam carregando uma visão bem "fechada" sobre o que é realmente o fazer artístico e qual a importância da arte. Porém, o ator "não artista", aquele que vive a arte, sempre terá um lugar e um espaço. Daí porque ser tão importante saber aquilo que busca, acreditar em si mesmo, ir até o fim e, principalmente, não desistir. Ter garra! Estudar, entender aquilo que a arte propõe. Arte é para poucos, para aqueles que têm garra!

Aproveita e curta a página do Jovem Online no Facebook. Clique aqui para curtir!

Assuntos Relacionados:

Como fazer o cadastro na Globo
Como fazer o cadastro na Record
Como fazer o cadastro no SBT
Como tirar o DRT
Lista de produtoras para cadastro
Como ganhar dinheiro no YouTube
Você na Malhação
8 maneiras de ser ator/atriz da Globo
Seleção de Atores/Atrizes/Figurantes
5 dicas para se dar bem em um teste
Cadastro de Menores na Globo
Fernanda Montenegro: Uma dica para atores! "O que eu diria para quem está começando? Desista!" Revisada por Nelson Gazolla em 20:22 Avaliação: 5
Todos os direitos reservados Jovem Online © 2015

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.