8 maneiras diferentes de ser um ator ou atriz da Globo


Conheça 8 diferentes maneiras de se tornar um ator ou uma atriz da Globo.

Muitos artistas (atores, atrizes ou até mesmo profissionais como apresentadores de televisão) vêm a Globo como um dos principais objetivos em suas carreiras, principalmente porque a emissora se coloca entre os maiores grupos de mídia do mundo, sendo sem dúvida o maior do Brasil, quando se fala em audiência e faturamento.

O conglomerado de mídias não se restringe apenas à TV aberta, pois engloba um grupo de canais de TV a cabo programados pela Globosat, a distribuidora de filmes, que faz parcerias com as produtoras de cinema, um grande portal de Internet, o Globo.com, além de diversas outras empresas ligadas ao Grupo Globo, como é o caso da operadora NET.

Vamos então às oito formas de se tornar um ator da TV Globo.

Embora muitos figurantes ou demais pessoas que estão iniciando na carreira tenham o mesmo objetivo, é indispensável que o profissional tenha DRT, embora existam casos em que a produção da TV Globo, quando por algum motivo se interessa por alguém que não tenha DRT, faz o "meio de campo" com o Sindicato dos Artistas para que o DRT permanente ou pelo menos provisório seja adquirido pela pessoa. Geralmente tal situação é mais comum quando se trata de um artista ou cantor (até mesmo já conhecido) que, embora tenha ótima desenvoltura, ainda não possui DRT de ator.

As demais formas para tirar o DRT são as convencionais, via cursos ou diretamente mediante a comprovação de atividade no sindicato. CLIQUE AQUI para saber mais sobre o DRT.

As formas mais comuns são as seguintes:

1. Cadastro diretamente no Banco de Atores da Globo.

Embora existam muitas agências de atores e produtores de elenco que estão sempre em busca de novos talentos ou até mesmo talentos já conhecidos, a própria TV Globo possibilita um cadastro em seu banco de dados. Os atores cadastrados podem vir a participar de testes e seleções de produções da emissora, caso seu perfil se enquadre com o objetivo estipulado na produção. Como são inúmeros cadastros, o ideal é ter um material que chame a atenção dos selecionadores.

A partir daí, vai um período "subjetivo", pois vários fatores podem influenciar no convite para algum teste ou a inscrição em algum deles, porém, pode depender do destaque do ator ou da atriz em outras produções que esteja realizando ou de sua desenvoltura em testes anteriores.

Caso você ainda não saiba como fazer seu cadastro na Globo, CLIQUE AQUI.

2. Oficina da Globo e Testes.

Alguns atores também são convidados para participar de oficinas de interpretação da TV Globo. Via de regra, não é uma oficina como qualquer outra, pois é específica para adequação de atores "já formados" ao "padrão de produções da TV". Durante a participação nas oficinas o ator tem ajuda de custo e o convite pode variar a partir de seu cadastro no banco de atores da TV Globo, por indicação de algum profissional da própria emissora, participação em cursos já renomados ou via cadastro em agências de atores ou agências de modelos. (via de regra, a agência de atores já faz o cadastro de seu ator no banco de atores da Globo).

3. Teatro

O teatro é considerado, algumas vezes, um lugar "underground" ou diferenciado do meio televisivo. Os grandes espetáculos como produções de musicais ou "megaproduções", ganham maior destaque porque muitas vezes são dirigidos ou estrelados por profissionais da TV, além de exigirem muita dedicação e podem ser uma das portas para maior destaque na televisão. Tiago Abravanel que o diga. Embora já tivesse uma carreira, inclusive com participação em novelas da "emissora do avô" (o SBT), foi seu destaque em Tim Maia que garantiu um novo destaque em sua carreira.

Porém, não são apenas os "grande espetáculo" (no que dize respeito a quantidade de pessoas ou dinheiro investido) os responsável por chamar a atenção das emissoras e produtoras. Muitas vezes uma boa peça de teatro, pode render destaque para o ator, e um belo convite. Pode ser até um monólogo ou uma peça com elenco reduzido, ou até mesmo de baixíssimo orçamento. Os diretores e atores da Globo também vão ao teatro, e neste caso, o que vale é se a peça é realmente boa. Porque para eles irem, com certeza, alguém falará da peça para eles. Tais peças, algumas vezes seguem a linha do novo cinema nacional, muitas vezes viscerais, um verdadeiro tapa na cara do espectador. Linhas muito abordadas por Nelson Rodrigues e Plínio Marcos. É importante conseguir entrar em peças do gênero. O CPT (Centro de Pesquisa Teatral) e o Teatro Oficina (Uzyna Uzona), também são grandes referencias, além de outros grupos espelhados pela Praça Roosevelt e grupos que ganham destaque nacional, como o Grupo Galpão.

O ator Wagner Moura é muito  ligado ao teatro desde o início de sua carreira e está cada vez mais se tornando a referência no Cinema.


4. Cinema e Séries

Com a nova linha do cinema nacional, foi possível observar muitos filmes ganharem destaque nacional e internacional, caso de Cidade de Deus e Tropa de Elite, dentre outros, que chamaram a atenção de muitas pessoas e principalmente dos diretores e das emissoras. É comum alguém que ganhe destaque em um filme nacional ser convidado para outras emissoras. Quando isso acontece, o contato com pessoas já consagradas do meio, acaba sendo natural. Atualmente o cinema no Brasil não é um eixo tão restrito, pois existem muitos "coletivos" de produção fazendo produções de qualidade. Além disso, você pode fazer o cadastro nas produtoras de cinema ou via agências de atores e aguardar por uma oportunidade ou teste.

Rodrigo Santoro, Embora afirme que chega a ganhar mais dinheiro na Publicidade do que no Cinema. O cinema é essencial para sua imagem.


5. Outros Canais de TV ou Emissoras

Existe uma diferença "técnica", quando falamos em Canal de TV ou Emissora. Em "tese", emissora é a TV aberta (Globo, SBT, Record, Band, RedeTV, TV Cultura) e canal de TV é um canal de televisão por assinatura ou canal de televisão por Internet. Atualmente as mesmas produtoras de cinema, têm produzido muitas séries para canais de TV paga, inclusive para os canais Globosat (canais do Grupo Globo como: GNT, Multishow, Canal Off, Gloob, dentre outros) e canais de outras operadoras como o FOX, FX, HBO, TNT, Sony. Principalmente porque com a nova mudança na legislação, os canais de TV paga também precisam manter em sua grade diária, conteúdo nacional de produção independente. É interessante fazer testes em outras emissoras ou manter atualizado seu cadastro nas produtoras. Além de procurar saber de projetos novos e projetos nas emissoras regionais.

6. Programas da TV Globo e Concursos Culturais da Emissora

Algumas vezes, a emissora lança "concursos culturais" para selecionar atores e atrizes. O Caldeirão do Huck é um programa que faz constantemente seleções, principalmente para a malhação, que também é vista como uma vitrine para as demais produções da Globo. O Big Brother Brasil também é responsável por emplacar "Brothers" em suas produções.

7. Internet

Quem é quem não conhece o Felipe Neto? O "vlogger" ganhou bastante destaque na Internet e foi convidado para fazer um quadro de esporte no Esporte Espetacular da TV Globo, e ficou lá por um período. A televisão está de olhos voltados para a Internet, até porque, quando se fala em audiência, muitos "vloggers", conseguem mais "views" do que uma grande emissora. O YouTube ainda é uma das principais vitrines, embora alguns "vloggers" nem queiram deixar o YouTube para ir para a televisão.

Para ver sobre como ganhar dinheiro com vídeos no YouTube, CLIQUE AQUI.

8. Publicidade

A publicidade também pode fazer com que o ator ou a atriz ganhe destaque. Principalmente quando a publicidade é veiculada nacionalmente. Embora nem todos que fazem sucesso cheguem a ir para a TV, os que conseguem é porque certamente direcionaram a carreira para que aquilo acontecesse, participando também de testes em produtoras de filmes e séries ou nas próprias emissoras, embora alguns possam receber o convite, pois acabam ganhando destaque.

Fonte: CAT Rede Globo; Pesquisa; Informações de Colegas.

Por Nelson Gazolla

FIQUE POR DENTRO DE MAIS INFORMAÇÕES E CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI

Veja a lista de produtoras de Cinema, Séries ou Publicidade para cadastro. CLIQUE AQUI.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Como fazer o cadastro na Globo
Como fazer o cadastro na Record
Como fazer o cadastro no SBT
Como tirar o DRT
Lista de produtoras para cadastro
Como ganhar dinheiro no YouTube


8 maneiras diferentes de ser um ator ou atriz da Globo Revisada por Nelson Gazolla em 10:02 Avaliação: 5
Todos os direitos reservados Jovem Online © 2015

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.